sexta-feira, 29 de abril de 2011

RECEITAS PARA HIPERTENSOS




Mix matinal

Ingredientes:
1 copo de leite desnatado
2 colheres de sopa aveia
1 banana
5 uvas passas


Suco verde
                                
Ingredientes

1 a 2 folhas de couve manteiga bem lavada
2 maçãs
2 fatias de abacaxi
1 copo de 150ml de água

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe em seguida.Experimente também a couve batida com goiaba,suco de uva integral, laranja.

Peixe Grelhado com Alecrim
Ingredientes:
1 Kg de Filé de peixe
10g de Alecrim fresco
300g de Farinha de trigo
50g de Margarina s/ sal
5 Limões

Modo de preparo
 Temperar o peixe c/ limão. Reservar. Em um prato, misturar a farinha e o alecrim. Passar o peixe nessa mistura e grelhar.

Jardineira de Legumes
Ingredientes:
150g de Vagem
200g de Chuchu
200g de Cenoura
100g de Beterraba ralada
Salsa e cebolinha a gosto
Óleo vegetal para untar
Margarina de milho sem sal - 02 colheres de sobremesa
01 dente grande de alho
01 xícara de cebola ralada

Modo de  preparo
 Lave bem os legumes e corte em quadradinhos, com exceção da beterraba que depois de higienizada deve ser ralada.
Cozinhe "al dente" os legumes, escorra-os. À parte, coloque numa panela a margarina, o alho e a cebola, frite-os, daí então coloque os legumes cozidos sem mexer muito por uns dez minutos. Coloque então num pirex untado e salpique com a salsa e a cebolinha e a beterraba ralada. Coloque no forno por aproximadamente 10 minutos. Sirva quente.

Mix de frutas
Ingredientes
1 kiwi picado
1 fatia melão picado
1 fatia de mamão picado
½ maça picada
1 colher de linhaça moída

Modo de preparo
Pique todas as frutas coloque em uma taça e polvilhe a linhaça

Sanduíche de Rúcula
Ingredientes:
1 colher (sopa) de ricota passada pela peneira (25g)
1/2 cenoura ralada (cerca de 50g)
2 colheres (sopa) de tomate picado (60g)
cebola ralada à gosto
1 colher  sobremesa de maionese light
2 fatias de pão integral (cerca de 50g)
folhas de rúcula a gosto
 
Modo de Preparo
Junte a ricota, a cenoura, o tomate, a cebola, e a maionese e misture bem. Espalhe em cada fatia de pão, uma camada generosa deste recheio. Coloque folhas de rúcula e tampe com outra fatia de pão. Corte o sanduíche ao meio e decore a gosto.


Chá
Ingredientes

1 colher de chá de folhas frescas de erva cidreira
1 colher de chá de folhas frescas de maracujá
2 xícaras de chá de água

Modo de preparo
Fervas os ingredientes em um recipiente e espere amorna. Coe.
- Beba uma xícara deste chá para hipertensão 3 vezes ao dia.

Não abandone o tratamento do seu medico.
Tomar direito  o seu remédio.



DILMA MATOS NOGUEIRA                                 FONE:9251-5750/3326-9003
   NUTRICIONISTA                                                     PERSONAL DIET
      CRN-3: 30261

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cuidado! Devemos prestar atenção e sempre observar o rótulo dos alimentos.



   
É importante prestar atenção quanto ao rótulo dos alimentos. Procure verificar se o alimento contém sódio, cloreto de sódio ou glutamato monossódico.
      No dia 18 de novembro de 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou os resultados de um estudo sobre a quantidade de sódio em alimentos industrializados. Para a determinação das quantidades de sódio nos alimentos industrializados foram utilizados os resultados das análises realizadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), a partir do convênio firmado com a Anvisa, e os resultados das análises do Programa de Monitoramento de Alimentos do Estado de São Paulo pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). Ambas as análises foram realizadas durante o ano de 2009 com amostras coletadas no mercado.
     A quantidade de sódio encontrada na batata palha pode variar em até 14 vezes de marca para marca, nos salgadinhos de milho, essa diferença chega a 12,5, no macarrão instantâneo é de 7,5 e no seu saquinho de tempero é de 7,2 vezes.
A diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito, relata que no caso do macarrão instantâneo com tempero, em algumas amostras, ficou constatado que, ao comer uma única porção desse alimento, a pessoa está ingerindo 167% do sódio recomendado para ser consumido durante todo o dia.
A pesquisa da Anvisa apontou, ainda, que os níveis de sódio dos refrigerantes de baixa caloria, tanto à base de cola quanto à base de guaraná, apresentam maiores valores de sódio em relação aos comuns. Nos refrigerantes de cola, a média dos teores de sódio encontrada foi de 54mg/l, enquanto nos refrigerantes de cola de baixa caloria essa média foi de 97mg/l.

Já nos refrigerantes de guaraná, os valores médios de sódio encontrados no produto convencional e no de baixa caloria foram 81 mg/l e 147 mg/l respectivamente. Esses valores mais altos podem ser explicados pelo uso de ciclamato de sódio nos produtos de baixa caloria.
    De acordo com Maria Cecília, essa diferença encontrada nos teores de sódio, nas diferentes marcas de alimentos, comprova que a indústria pode produzir alimentos mais saudáveis.
Por conta disso a ANVISA encaminhou essa pesquisa para o Ministério da Saúde, para que seja pactuado entre Governo Federal e as indústrias alimentícias uma redução das quantidades de sal nos alimentos processados.

Essa pesquisa também analisou as quantidades de açúcar e gordura saturada.
(Fonte: Danilo Molina – Imprensa/Anvisa)


    Temos que alerta as pessoas a não usarem muito sal no preparo dos alimentos, a evitarem o saleiro à mesa e os alimentos processados ricos em sódio. Se a pessoa não consegue ficar sem esses alimentos, deverá ler atentamente o rótulo e escolher o que tenha menor quantidade desse mineral.

Alimentos embutidos como: presunto, mortadela, salsicha, atum, sardinha, salame, paio, lingüiça;
  • Temperos prontos, sopas desidratadas, caldos de carnes, catchup, mostarda, maionese, molho inglês, shoyu, manteiga/margarina com sal;
  • Alimentos defumados ou submetidos a algum processo de conservação utilizando sal, como por exemplo: bacon, bacalhau, carne seca, charque, carne de sol;
  • Enlatados: ervilha, milho, seleta de legumes, molho de tomate, azeitonas, palmito;
  • Salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, biscoitos salgados, aperitivos do tipo amendoim e castanha de caju com sal;
  • Queijos salgados, como mussarela, provolone, queijo prato, parmesão;
  • Alimentos já prontos como hambúrguer, quibe, pastel, coxinha, empada.

DILMA MATOS NOGUEIRA                    FONE:9251-5750/3326-9003
        NUTRCIONISTA                                       PERSONAL DIET
        CRN-3:30261




terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão




Evitar alimentos ricos em sal, como os congelados, pré-preparados, enlatados (azeitonas, ervilha, milho verde, extrato de tomate, sardinha, salsicha, atum e patês), em conserva (palmitos, picles), alimentos que pedem sal como batata frita e pipocas, sanduíches acompanhados por embutidos como: mortadela, presunto tradicional, salame, defumados como: lingüiças, bacon, salaminhos, molhos picantes pimenta, ketchup, mostardas, caldo de carne (Knnor, Maggi), condimentos salgados, carnes salgadas (bacon, bacalhau, carne de sol), os queijos curados em geral (parmesão, minas e prato);

* Não acrescente sal em alimentos prontos;

* Aumente a ingestão de alimentos ricos em potássio tais como: mamão, laranja, banana, melão, maracujá, almeirão, cará, ameixa, batata, cenoura e beterraba;

* Aumente o consumo de alimentos ricos em cálcio como o leite desnatado ou de soja, vegetais folhosos verde-escuros como mostarda, couve e brócolis, feijão de soja e semente de girassol e gergelim;

* Aumente a ingestão de alimentos ricos em magnésio como: farelo de arroz, banana, batata, maçã, vegetais verde-escuros e amêndoas;

* Evitar alimentos que contém cafeína como: café, chá mate, chocolate, refrigerante de modo geral, pois a cafeína promove o aumento da pressão arterial;

* Dê preferência para os alimentos ricos em carboidratos complexos como inhame, cará, batata, aveia, pão integral, arroz integral, legumes e diminua o consumo de açucares e de doces, pois estes são carboidratos simples poderão aumentar a intolerância à insulina, aumentar a produção de triglicérides e favorecer o ganho de peso e a gordura abdominal;

* Faça pratos “bonitos e apetitosos”, pois ajudará a estimular o apetite, utilize “cheiro verde” como cebolinha, coentro, hortelã, manjericão, salsa, orégano e cebola e condimento como o cominho, noz moscada, urucum, açafrão, limão e vinagre, para melhorar o sabor dos alimentos;


* Leia o rótulo dos alimentos industrializados e verifique se há adição de sódio como glutamato de sódio, cloreto de sódio e demais aditivos contendo sódio.

* Diminua a ingestão de carne vermelha para no máximo 03 vezes por semana;

* Faça ingestão de 100 ml de suco de uva diariamente;

* Controle o seu peso corporal. A dieta adequada e a prática de atividade física são as bases para a manutenção do peso saudável. A atividade física deve ser praticada de acordo com a idade e aptidão, porém deve ser orientada por especialista na área.



DILMA MATOS NOGUEIRA                       FONE:9251-5750/ 3326-9003
    NUTRICIONISTA                                              PERSONAL DIET
       CRN-3:30261





segunda-feira, 25 de abril de 2011

EXAGEROU NA PÁSCOA???









    Exagero à mesa são quase inevitáveis durante a semana santa,pegue leve nos dias seguintes para atenuar os efeitos maléficos da comilança e dos drinques a mais. A receita é desintoxicar. Eu recomendo abusar dos líquidos. Além de bastante água, chás de salsaparrilha, macela, boldo e erva-cidreira e também suco verde são excelentes desintoxicante.
Suco  desintoxicante, para consumir após a páscoa . Suco verde.
Ele possui inúmeros benefícios , e fonte de fibras, que auxilia no bom funcionamento do intestino; magnésio, que ajuda a desinchar e ainda fonte de cálcio .
-priorize frutas e vegetais em geral (frescos ou cozidos);
- beba muita água entre as refeições (de 8 a 10 copos);
- evite laticínios gordurosos (como queijo mussarela) e consuma apenas leite desnatado e derivados "magros";
- evite frios, como salame, mortadela, copa etc;
- opte por carnes magras e grelhadas, cozidas ou refogadas com pouquíssimo óleo;
- dê preferência a alimentos integrais (pães, massas, arroz e outros
)

Sugestão de cardápio (1.200 calorias)
Café da manhã1 copo de leite ou iogurte desnatado
2 colheres de sopa de aveia  ou 2 fatias de pão integral
1 fruta
Lanche manhã1 fruta ou suco  verde
Almoço
Salada de folhas: a vontade
2 colheres de sopa de arroz integral
1 bife grelhado: 1 unidade( palma da mão)
verduras e legumes cozidos
1 fruta
Lanche da tarde
1 fruta ou suco verde
Jantar
Salada de folhas: a vontade
1 file de frango grelhado( palma da mão)
legumes  refogado: 3 colheres de sopa
1 fruta


Receita suco verde

Ingredientes

1 a 2 folhas de couve manteiga bem lavada
2 maçãs
2 fatias de abacaxi
1 copo de 150ml de água

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe em seguida.Experimente também a couve batida com goiaba,suco de uva integral, laranja.



DILMA MATOS NOGUEIRA               FONE: 9251-5750/ 3326-9003
       NUTRICIONISTA                                 PERSONAL DIET
        CRN-3:30261



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade. Autor: Stela Maris Blandino





Bacalhau Light


Ingredientes
  1.200 kg de bacalhau desfiado dessalgado ou 1kg de bacalhau desfiado salgado e seco
  1 kg de batata
  1 folha de louro
  1 lata de ervilha escorrida
  1 colher de sopa de cebolinha picada
  1 colher de sopa de farinha de trigo
  1 xícara de chá de leite desnatado
  1/2 kg de tomates sem pele picados
  1 colher e meia de sopa de margarina vegetal
  1/4 xícara de chá de azeite de oliva
  2 colheres de sopa de salsinha picada
  3 dentes de alho amassados
  50 g de azeitonas verdes
  200 g de queijo branco

Modo de preparo
  1. bs: Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado conforme as instruções
  2. Em uma panela cozinhe o bacalhau em fogo brando por 5 minutos, com a água a ferver
  3. Separe o bacalhau e reserve o caldo
  4. Cozinhe as batatas no caldo do bacalhau, passe pelo espremedor ainda quente e reserve
  5. Em uma panela aqueça o azeite e doure a cebola depois o alho
  6. Acrescente os tomates e refogue por aproximadamente 5 minutos
  7. Junte o bacalhau, o louro, a ervilha, o sal, a pimenta a gosto, a salsinha e a cebolinha
  8. Misture as batatas amassadas, a margarina, o sal, a farinha de trigo e o leite desnatado
  9. Misture até obter um purê
  10. Unte um refratário com manteiga vegetal, coloque o purê, o refogado, as azeitonas e cubra tudo com fatias de queijo branco.
 TRANÇA DE PEIXE

Ingredientes
300g de filé de badejo
150g de salmão fresco
4 colheres de sopa de vinho branco
1 colher de sopa de suco de limão
½ colher de café de páprica doce
2 colheres  de ervas
1 colher de chá de sal

Para pincelar
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de molho de soja

Modo de preparo
Corte o badejo em oito tiras do mesmo tamanho. Corte o salmão em quatro. Tempere os peixes com o vinho, o limão, a páprica  e o sal. Deixe na geladeira por no mínimo 20 minutos para tomar gosto. Pegue duas tiras de badejo e um salmão no meio e trance. Prenda as pontas da trança com palitos e acomode em uma assadeira antiaderente, untada com azeite. Faça o mesmo com o restante do peixe. Misture o molho de soja com azeite e pincele as tranças de peixe. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até dourar. Retire, decore com ervas.


Receita de Torta de atum light
Ingredientes
Massa:
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 100grs de margarina Iight
  • 1/2 xícara (chá) de leite desnatado
  • Sal a gosto
  • Margarina Iight para untar
Recheio:
  • 1 lata de atum Iight
  • 1/2 xícara (chá) de leite desnatado
  • 6 fatias de pão light esfareladas
  • 3 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos
  • 1 cebola picada
  • 1 lata de ervilha
  • 300grs de palmito
  • 3 claras
  • 1 gema
  • 1 colher (sopa) de margarina Iight
  • Salsinha e cebolinha a gosto
  • Orégano e sal a gosto
Modo de preparo
  • Para fazer a massa, misture a farinha, o fermento e o sal.
  • Acrescente a margarina e sove até obter uma farofa.
  • Junte o leite e amasse levemente.
  • Abra a massa com um rolo em espessura fina e forre uma fôrma de aro removível untada com margarina Iight.
  • Reserve.
  • Para o recheio, misture todos os ingredientes e reserve.
  • Coloque o recheio e cubra com o restante da massa.
  • Pincele a superfície com gemas e asse em forno pré-aquecido por 30 minutos ou até que a massa esteja dourada.
  • Sirva em seguida.
Rendimento:  10 porções


Sardinha especial

Ingredientes
1 e 1/2kg de sardinhas limpas e frescas
1 cebola grande fatiada
2 dentes de alho
1 cenoura grande em tiras finas
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de vinagre
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de cheiro-verde picado 


Modo de preparo
Coloque as sardinhas sem espinhas, uma ao lado da outra na pressão. Por cima coloque a cebola, o alho picado e a cenoura. Em uma tigela, misture o óleo, o vinagre, o vinho, sal e pimenta e regue as sardinhas. Polvilhe com metade do cheiro-verde. Leve ao fogo médio por 50 minutos após pegar pressão. Desligue, retire a pressão, espere esfriar, coloque sobre um refratário e sirva com torradas e pão.




DILMA MATOS NOGUEIRA                        FONE: 9251-5750/3326-9003
      NUTRICIONISTA                                               PERSONAL DIET
       CRN-3:30261

quarta-feira, 20 de abril de 2011

CURIOSIDADE SOBRE A SOPA PARAGUAIA





Etimologia, enciclopédia, curiosidades e receita: é bem possível que uma das coisas mais estranhas para um sul-mato-grossense explicar seja a sopa paraguaia, principalmente para quem não é da terra. Por definição, sopa é o alimento líquido que consiste basicamente em um caldo (de carne, galinha, peixe, legumes etc.), podendo conter pedaços desses ingredientes e/ou massas, cereais, verduras, ou ser engrossado com farinhas diversas, e que geralmente se come acompanhado de pão, torradas etc. (Pode constituir sozinho uma refeição ou ser servido como primeiro prato quente). É assim que está no Dicionário Houaiss.

Toda vez que um sul-mato-grossense convida alguém para comer uma das comidas típicas aqui da fronteira fica só esperando o “fora” e a cara de surpresa que fazem quando se coloca à sua frente a sopa paraguaia, uma sopa que não é sopa, e sim uma espécie de torta... Ou suflê! E até sua historia é engraçada. Era para ser um caldo, à base de cebola, queijo, ovos e gordura animal.

Mas, dizem alguns historiadores da culinária local que cozinheira errou a mão, jogou farinha de milho demais na panela e, na hora de servir o jantar, em vez da sopeira levou uma travessa de torta à mesa. Seria apenas mais uma mudança de cardápio doméstico se o dono da casa não fosse o ditador Carlos Antônio López, manda-chuva, m’buruvichá, do Paraguai entre 1844 e 1862.

O nome da cozinheira se perdeu —quem iria mesmo se lembrar do nome de uma cozinheira paraguaia?. Mas López gostou tanto da iguaria que passou a mandar servi-la com freqüência. Nascia por acaso um prato nacional: a sopa paraguaia —sopa que não é sopa, que exige garfo e faca e que foi transformada em prato típico de um povo pelo absolutismo de um caudilho.

Existem outras histórias, claro. Ou variações da mesma história. Veja esta que conta que o prato teve origem em 1840, durante o governo do presidente Carlos Antonio López, quando a distraída cozinheira do chefe de Estado esqueceu-se de tirar do fogo uma sopa comum de milho, que acabou se solidificando. Temendo a reação do presidente, ela apresentou o alimento como uma inovação culinária a qual deu o nome de sopa paraguaia. Hoje a sopa é um prato típico por excelência, ao lado da chipa.

E tem mais. Existem pelo menos três outras versões distintas para o fato do prato receber o nome de sopa, quando se trata na verdade de uma torta —ou suflê— de milho com queijo e cebola, sendo mais um exemplo da grande influência que a cultura paraguaia tem na nossa região.

Alguns dizem que originalmente era mesmo uma sopa como manda o figurino (das sopas), que os soldados paraguaios levavam para os campos de batalha durante a Guerra do Paraguai (1865/1870). Como era difícil transportar algo líquido em uma situação como aquela, aos poucos foram sendo incorporados ingredientes que a tornaram mais sólida, adquirindo a consistência atual. Outra teoria é de que o termo “sopa”, para os paraguaios da fronteira com Mato Grosso do Sul, significa torta, e o que nós brasileiros chamamos de “sopa” eles denominam “ensopado”.

O prato é típico do Paraguai, onde sopa quer dizer ensopado (originalmente a sopa era um caldo que foi engrossado durante a Guerra do Paraguai para poder ser transportado pelos soldados) e, embora a receita seja sólida, trata-se da sopa paraguaia.

Para nós ela estaria mais para um suflê de milho, mas com a consistência um pouco diferente, uma vez que aqui os ovos são utilizados inteiros. Parece também um pouco aquela torta que muitas mulheres fazem no liquidificador, que fica bem mais levinha. Enfim, dizem, é delicioso esse prato acompanhado de cosido ou chá gelado, mas é ótimo quando a imaginação vai embora ou quando bate aquela preguiça.

É uma excelente opção para quando surgem aquelas visitas inesperadas, porque é muito rápido de fazer. A receita é da minha mãe “nhá” Ramona, que é paraguaia e aprendeu o prato com sua mãe. Como todo prato que se aprende, ao longo do tempo ela também foi colocando suas variações nele. Aqui, a receita do que é a nossa sopa paraguaia.

Você frita uma cebola grande ralada, junta 5 ovos batidos (como se fosse para fazer omelete), dá uma fritada (vai ficar parecendo um mexido), junta 300 gramas de mussarela picada ou ralada grossa e 3 latas de milho escorridos e batidos no liquidificador; sal, pimenta branca a gosto. Fica pouquíssimo tempo no fogo, só o suficiente para derreter a mussarela e dar uma “liga” nessa mistura.

Unte um refratário apenas com óleo de girassol ou de milho (eu parei de usar óleo de soja há anos), coloque a mistura que estava no fogo e leve ao forno pré-aquecido até dourar bem. Depois é só servir. É um prato que alguns gostam quente, logo que sai do forno. Outros preferem frio. Mais simples impossível, hein?!

Ah! Você pensou que a gente havia esquecido da terceira versão, né? Pois bem, aí vai: a terceira versão é de que a massa da torta, antes de ser assada, é bastante líquida, muito mais do que as massas de tortas comuns, parecendo mesmo uma sopa. Teorias à parte, o fato é que esta é realmente uma comida deliciosa e bem fácil de fazer, então aí vai uma receita:

Ingredientes

1 prato (bem cheio) de farinha de milho tipo beiju
1 prato (bem cheio) de queijo tipo mineiro ralado
2 cebolas médias picadas em pedaços pequenos
1 copo (americano, cerca de 200 ml) quase cheio de óleo de cozinha quase cheio
2 ovos/leite
sal a gosto.

Modo de preparo

Antes de tudo, misture em uma vasilha a farinha de milho com leite, em quantidade suficiente para que todo o leite seja absorvido pela farinha (mais ou menos 1 ½ copo). Deixe descansar enquanto prepara os outros ingredientes. Coloque todos (exceto o sal e o restante do leite) na vasilha com a farinha e leite. Misture bem com colher de pau e vá acrescentando leite, até a massa adquirir uma consistência mais mole que massa de bolo (como uma sopa grossa). Coloque sal a gosto. Despeje em uma assadeira retangular forrada com folhas de bananeira, ou então untada com óleo e farinha de trigo. Leve ao forno médio para assar até ficar bem corada. Pronto, agora é só servir e bom apetite!

Dizem que se você colocar dez cozinheiras da fronteira para preparar a sopa paraguaia, terá onze receitas diferentes. Por isso, aí vai mais uma —o fato é que esta é realmente uma comida deliciosa e bem fácil de fazer:

Ingredientes
2 colheres de sopa de manteiga
2 cebolas médias picadas
4 espigas de milho debulhadas
1 copo americano de leite
1 copo americano de água
3 ovos
1 prato fundo de queijo ralado grosso
6 colheres de sopa de fubá fino
1 colher de sopa de fermento em pó
sal a gosto

Modo de preparar
Pique as cebolas e refogue na manteiga, juntando sal a gosto. Adicione a água e cozinhe até que comecem a se desfazer. Retire do fogo e deixe esfriar. Bata os grãos do milho no liquidificador com o leite, cuidando para que alguns fiquem mais ou menos inteiros. Despeje sobre o refogado de cebola frio, acrescente as gemas, o queijo, o fubá, o fermento e misture bem. Adicione as claras batidas em neve cuidadosamente, com movimentos de baixo para cima. Despeje a massa numa assadeira untada com manteiga e leve ao forno quente, até que se forme uma crosta dourada na superfície.

Os apreciadores afirmam é que deliciosa para acompanhar o tereré da tarde, o café da manhã. Também funciona como lanche rápido pra substituir o jantar ou pra acompanhar a cerveja gelada no happy hour no botequim com os amigos.

APRECIE COM MODERÇÃO

Colaboração:
  Calixto Bobadilha 20 de abril às 19:30



DILMA MATOS NOGUEIRA                                 FONE: 9251-5750/3326-9003
     NUTRICIONISTA                                                   PERSONAL DIET
      CRN-3:30261

terça-feira, 19 de abril de 2011

A SEMANA SANTA ESTA CHEGANDO: SOPA PARAGUAIA E CHIPA



 
DELICIOSAS  DICAS  DOS NOSSOS AMIGOS PARAGUAIOS

Sopa Paraguaia
INGREDIENTES
2 colheres de sopa de manteiga
2 cebolas médias picadas
4 espigas de milho debulhadas
1 copo americano de leite
1 copo americano de água
3 ovos
1 prato fundo de queijo ralado grosso
6 colheres de sopa de fubá fino
1 colher de sopa de fermento em pó
Sal
MODO DE PREPARO
Pique as cebolas e refogue na manteiga, juntando sal a gosto. Adicione a água e cozinhe até que comecem a se desfazer. Retire do fogo e deixe esfriar.
Bata os grãos do milho no liquidificador com o leite, cuidando para que alguns fiquem meio inteiros. Despeje sobre o refogado de cebola frio, acrescente as gemas, o queijo, o fubá, o fermento e misture bem.
Adicione as claras batidas em neve cuidadosamente, com movimentos de baixo para cima. Despeje a massa numa assadeira untada com manteiga e leve ao forno quente, até que se forme uma crosta dourada na superfície..
Chipa
Ingredientes
1 xícara de polvilho azedo
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
2 ovos
150 g de queijo meia-cura ralado
1 colher (chá) de sal (se o queijo for mais salgado, use menos sal!)
1/3 xícara de leite

Modo de Preparar
Coloque o polvilho, o fermento, os ovos, o queijo e o sal numa vasilha. Junte um pouco de leite e misture com colher de pau, depois amasse com as mãos.
Verifique se está em ponto de enrolar, caso contrário acrescente mais leite.
Unte as mãos com óleo e modele as chipas conforme desejar - eu uso o formato de rosca.
Disponha os biscoitos em forma untada ou forrada com papel manteiga, deixando um espaço entre eles. Leve para assar no forno pré-aquecido a 190°C por 20 minutos ou até dourar.

DILMA MATOS NOGUEIRA            FONE: 9251-5750/3326-9003
     NUTRICIONISTA                           PERSONAL DIET
      CRN-3:30261
                                                                 



SABADO COM SABOR




RISOTO DE ABÓBORA E RÚCULA
Ingredientes
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
2 xícaras de chá de abóbora cortada em cubinhos
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 xícara de chá de arroz arbóreo
3 xícaras de chá de água fervente
1 xícara de chá de folha de rúcula picada
2 colheres de sopa de queijo parmesão light ralado

Modo de preparo
Refogue a cebola, o alho e a abóbora no azeite. Adicione o arroz. Mexer por 5 minutos. Junte a água aos poucos. Mexa até o arroz ficar macio e cremoso. Junte a rúcula e queijo, misturar e servir.

PESCADA AO MOLHO DE TOMATE E MOSTARDA
Ingredientes
6 filés de pescada
Suco de 1 limão
1 dente de alho amassado
1 cebola picada
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 tomates sem pele e sem sementes picados
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
2 colheres de sobremesa de molho de mostarda
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Tempere os filés com alho, suco de limão, sal e pimenta. Grelhe-os em uma frigideira antiaderente untada com 1/3 do azeite. Reserve. Em uma panela, coloque o restante do azeite e doure a cebola. Acrescente os tomates e deixe apurar em fogo baixo. Então, coloque a mostarda e a salsa e misture bem. Em uma travessa, arrume os filés de peixe e cubra-os com o molho. Sirva em seguida.

SALADA DE FRUTAS ESPECIAL
Ingredientes
1 xícara de chá de melão em cubos
2 kiwis em cubos
1 manga média em cubos
2 goiabas vermelhas em cubos


Calda
1 xícara de chá de suco de tangerina
1 colher de sopa de amido de milho
4 colheres de sopa de adoçante dietético em pó próprio para forno e fogão
1 pode de iogurte desnatado de 200g
Hortelã fresca a gosto

Modo de preparo
Misture o suco de tangerina, o amido de milho e o adoçante. Leve ao fogo para engrossar. Retire e esperar amornar para misturar o iogurte.

Montagem
Em um refratário, junte parte das frutas. Cubra com um pouco de calda. Coloque mais frutas e mais calda. Termine com frutas e leve à geladeira até a hora de servir.






DILMA MATOS NOGUEIRA                                FONE: 9251-5750/ 3326-9003
     NUTRIICONISTA                                                     PERSONAL DIET
       CRN3: 30261




segunda-feira, 18 de abril de 2011

MAÇÃS


    A composição nutricional da maçã merece destaque, principalmente pelo seu alto valor de vitaminas do complexo B, vitamina C e E, além do mineral potássio. Além disso, sua composição de fibras, principalmente da pectina, fornece aproximadamente 10% das necessidades diárias de fibras. O consumo regular da pectina, tem se mostrado eficaz no controle da glicemia, auxiliando os portadores de diabetes a manter a boa saúde. O consumo aproximado de 2 maçãs pequenas ao dia, fornece a dose de pectina necessária. A pectina auxilia também na redução do mau colesterol, pois forma uma barreira de fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.

     Há quem diga que a maçã costuma “abrir” o apetite, mas na realidade o que os estudos demonstram é um efeito importante na saciedade. As fibras presentes na casca são do tipo insolúvel, ou seja, não são digeridas e desta forma ficam presentes por mais tempo no estômago, induzindo a sensação de saciedade. As maças exercem uma função benéfica e protetora para toda a mucosa do trato digestório, pois além das fibras possui agentes cicatrizantes, portanto indicada para os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. As vitaminas do complexo B colaboram com a saúde do sistema nervoso, no crescimento infantil, na saúde da pele. É uma excelente fonte de nutrientes para o cérebro, pois é rica em vitamina C e ácido fosfórico. É ainda uma poderosa arma desintoxicante e antioxidante, pois é fonte de ácido málico, essencial para o processo de detoxificação hepática e para a neutralização dos radicais livres.
     Os Taninos e os Flavonóides, fitonutrientes presentes na maçã, possuem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, adstringente e principalmente antiinflamatória.
_ Inclua a maçã na sua alimentação diária e desfrute de toda a saúde que ela oferece!

RECEITAS
Ingredientes
         1 xícara (chá) de farinha de trigo
         1 pitada de sal
         2 colheres (chá) de açúcar
         1 xícara (chá) de leite
         4 gemas
         1 maçã descascada e sem sementes
         suco de meio limão
  Modo de preparo
    Peneire a farinha, o sal e o açúcar. Junte o leite misturando bem para formar uma massa lisa. Adicione as gemas, uma a uma, batendo bem. Rale as maçãs e cubra com o suco de limão. Junte as maçãs à massa misturando com cuidado. Frite em margarina na frigideira quente até dourar ligeiramente. Vire e doure do outro lado. Sirva polvilhada com açúcar e canela.

Compota de maçã light
Ingredientes
8 maçãs vermelhas bem firmes
1 pacote de gelatina diet de morango ou de outra fruta vermelha
1 xícara de água
3 paus de canela
3 cravos-da-índia

Modo de preparo
Corte as maçãs ao meio, retirando as sementes, mas deixando-as com casca. Se desejar, mantenha o cabinho. Coloque-as numa panela de pressão com água, cravo e canela.Jogue o pó da gelatina por cima e dê uma ligeira mexida para que se misture ao líquido antes de fechar a tampa e levar a panela ao fogo. Quando começar a ferver e você ouvir o zumbido da pressão, espere cinco minutos e desligue o fogo.Deixe a panela esfriar completamente para abri-la (tempo para as maçãs ficarem curtidas na gelatina). Se preferir, prepare a receita à noite e transfira a compota de recipiente no dia seguinte, guardando-a na geladeira.


DILMA MATOS NOGUEIRA
      NUTRICIONISTA                                            FONE:9251-5750/3326-9003
        CRN3:30261                                                   PERSONAL DIET

sexta-feira, 15 de abril de 2011

LANCHES RAPIDOS

 

 

 

 

Lanches rápidos.

    Comer várias vezes ao dia é saudável, o que incluiu lanches rápidos, mas de boa qualidade. 


Entre os benefícios estão:

1. Manter o metabolismo ativo: dividir a alimentação em pequenas porções e realizá-las várias vezes ao dia, evita que a fome se acumule na próxima refeição, auxiliando na manutenção do peso.

2. Ajudar a controlar as taxas de açúcar do sangue: prevenindo contra doenças como a diabetes.
Mas para ter apenas benefícios com esses lanchinhos, é preciso ter muita atenção às escolhas que farão parte do cardápio. 
Um dos problemas mais comuns associado ao consumo dos lanches rápidos é comer grande quantidade de apenas um tipo de alimento. Esse hábito empobrece o valor nutritivo da refeição e, em longo prazo, pode trazer prejuízos ao organismo, como a carência de determinadas vitaminas e minerais.
     Ao invés de oferecer apenas um tipo de alimento, o lanche saudável deve combinar pelo menos dois grupos alimentares, como uma proteína e um carboidrato. A combinação não irá apenas acrescentar mais nutrientes à dieta, mas irá satisfazer mais até a próxima refeição, o que é o ponto chave dos lanches rápidos. Exemplos: iogurte com granola; pão integral com pasta de soja ou optar por uma fruta da sua preferência.
    Outro importante cuidado deve ser com o tamanho das porções. Ao invés de devorar pacotes inteiros, divida-os em pequenas porções sobre pratos ou recipientes próprios para sobremesa. Assim, o risco de cair em tentação é bem menor!
    Deve-se atentar ainda, ao tipo de gordura presente no alimento. Os “snacks” industrializados são a principal fonte de um tipo de gordura que obstrui as artérias, a chamada gordura trans. Ela é conhecida por aumentar o colesterol "mau" (LDL) e, consequentemente, o risco para doença cardíaca e derrame.
Exemplo: as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, etc.) são excelentes opções de lanches. Fontes de gorduras instauradas – gorduras saudáveis, que auxiliam no controle do colesterol sanguíneo e da pressão arterial. 


DILMA MATOS NOGUEIRA                                  FONE: 9251-5750/3326-9003
       NUTRICIONISTA                                                        PERSONAL DIET
             CRN3:30261