terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pele Saudável com uma Boa Nutrição.



Folhas Verdes

A vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele. Os espinafres e brócolis, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A, sejam frescos, crus, cozidos ou cozinhados a vapor, os legumes de folha verde são excelentes agentes para a saúde da pele.
Peixes
Os ácidos gordos ômega 3 encontrados no peixe, como no salmão, atum, sardinhas ou mesmo no marisco, possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol. Apesar de consumir peixe ser uma excelente forma de manter a sua pele radiante e gloriosa, mantenha moderado o consumo de marisco, de modo a não ingerir demasiado mercúrio. Comer peixe duas a três vezes por semana é suficiente, especialmente se a sua dieta já contempla bastantes alimentos saudáveis para a pele.


Chás

Substitua gradualmente o café diário por chá – complementarmente a ajudar a sua pele, os antioxidantes presentes no chá serão poderosos promotores de saúde para todo o organismo. O chá verde, consumido amplamente no extremo oriente, contém cafeína e compostos polifenóis conhecidos com catequinas. O composto catequina mais comum no chá verde é o EGCG, o qual tem sido sugerido ser responsável por benefícios potenciais à saúde do consumo a longo prazo de chá verde. Os chás, como o chá verde, chá preto ou chá branco são as melhores formas de ingerir o EGCG, já que bastam entre quatro a seis copos de chá por dia para beneficiar dos efeitos do EGCG na sua pele.


Frutas e hortaliças

A fruta e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes que ajudam a prevenir o enrugar precoce da pele. As batatas-doces, tomates e o melão, por exemplo, podem ajudar a manter a sua pele firme e brilhante. Acrescente mais frutas e legumes como estes à sua alimentação diária. E troque as batatas fritas ou salgados por fatias frescas de melão.A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode manter o colágeno na estrutura da sua face e impedir a flacidez. Contudo, e porque a vitamina C é solúvel na água, os níveis desta vitamina que podem ser armazenados no seu corpo são reduzidos, o que significa que terá de fortalecer o seu “stock” natural diariamente. As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, mas as toranjas, limões e limas são também excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C regulares. O colágeno começa a desaparecer a partir dos 30 anos – comece a armazenar a partir de agora!
Misture laranja ou toranja nas saladas para uma combinação saudável e fresca de Verão. Esprema uns limões, lima ou laranjas e beba revigorantes limonadas ou laranjadas. Esprema um quarto de limão por cima de peixe grelhado ou de frango.




DILMA MATOS NOGUEIRA        END: RUA RIO G. DO SUL N.1245
      NUTRICIONISTA                    F: 4141-1699 C: 9251-5750
         CRN3:30261

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DICAS PARA REDUZIR A CELULITE



NUTRICAO APLICADA NA ESTETICA

    Recomenda-se, habitualmente, às pessoas com celulite ou que desejam preveni-la , que façam uma dieta desintoxicante, incluindo muitas frutas frescas, verduras e legumes e deixando de tomar chá preto, mate, café e álcool. Evitar os alimentos enlatados, que contém muitos conservantes. Um aspecto importante são as substâncias alimentares retentoras de água, que podem aumentar o problema da celulite. Essas são compreendidas pelo sódio, presente em grandes quantidades no sal, alimentos processados e molhos como shoyo e inglês. A lactose (açúcar do leite) também pode exercer esse papel, devendo esse ser consumido com moderação. Prefira iogurtes e queijos que possuam teor de lactose diminuído. Também é importante reduzir as gorduras da dieta, pois estas contribuem para o aumento de células do tecido adiposo e conseqüentemente o aumento de peso, extremamente relacionado com a potencializarão da celulite. Associado a uma dieta equilibrada deve-se praticar exercícios regularmente.  Os alimentos menos calóricos e mais ricos em vitaminas, fibras e minerais são bem vindos, pois são reguladores do processo de produção de energia, além de diminuir a absorção de gordura dos alimentos e controlar a regeneração de tecidos, mantendo a pele mais saudável e tonificada. Deve-se beber no mínimo dois litros de água por dia para hidratar o corpo, este procedimento ajuda na eliminação de toxinas pelos rins e auxilia no tratamento para celulite. Faça várias refeições ao dia em pequenas porções. Facilita a digestão. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura.
Mastigue bem os alimentos. Este processo permite que a chegada do alimento ao estômago seja lento. Isto implica em maior tempo para o órgão enviar mensagens para o cérebro diminuindo a vontade de comer mais.

Dicas para evitar a Celulite
- Devem ser consumidas fontes magras de proteína, como clara de ovo, aves, peixes e carnes vermelhas magras como lagarto, filé mignon. Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;

- Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheados, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes.

- Consuma alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja, pão integral, arroz integral, macarrão, batatas e frutas. Na vontade de comer um doce, prefira uma barra de cereais;
- Evite colocar muito óleo durante a preparação dos alimentos;
- Alimentos integrais são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino.

- Prefira alimentos que não contêm sal na sua formulação como bolacha água, margarina sem sal, vegetais em geral, temperos naturais pois o sal ajuda a reter líquidos no organismo e conseqüentemente na gordura localizada.

- Não adicione muito sal durante a preparação dos alimentos ou quando prontos. Uma dica é não colocar o saleiro à mesa.

- Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estes somente fornecem calorias não possuindo nenhum valor nutritivo, prefira sucos naturais ou água.

- Realize exercícios físicos do tipo aeróbios para favorecer a queima de gorduras, como caminhadas, bicicleta, natação.

Suco diurético - melhora a função renal, ajuda a eliminar toxinas e reduz a retenção de líquidos.
Receita suco diurético

1 copo de suco de melancia coado (2 fatias médias)

1 talo de aipo com as folhas

Modo de preparar: bater no liquidificador e tomar imediatamente.
SUCHA

Ingredientes

• 1 xíc. (chá) de água
• 1 col. (sobremesa) de cavalinha seca
• 1 rodela de abacaxi
• 4 folhas de hortelã
• 1 kiwi sem a casca
• 1 folha de alface
• 1 col. (chá) de mel
• 1 cubo de gelo
Modo de preparo

Prepare o chá: coloque a água no fogo e, assim que ferver, desligue e acrescente a cavalinha. Tampe a panela. Deixe em infusão por cinco minutos e coe. Bata no liquidificador com os outros ingredientes e coe novamente.

SUGESTAO
SALADA IDEAL( 1 PORCAO)
FILE GRELHADO COM ERVAS( 1 UNIDADE)
GELATINA DIET( 1 XICARA )

RECEITA SALADA IDEAL
½ OVO COZIDO
4 COLHERES ( DE SOPA) RASAS DE BETERRABA CRUA RALADA
1 COLHER ( DE SOPA) UVA PASSA
100ML DE IOGURTE NATURAL DESNATADO
1 COLHER ( DE SOPA ) DE SUCO DE LIMAO( PARA O TEMPERO)
1 COLHER ( DE SOPA) DE HORTELA
4 COLHERES ( DE SOPA) CENOURA CRUA RALADA.
1 FATIA PAO INTEGRAL PICADO

MODO DE PREPARO
1-    RALE A CENOURA, A BETERRABA, E MISTURE COM AS UVAS PASSAS E A HORTELA PICADA EO PAO . RESERVE.
2-    JUNTE O IOGURTE, O LIMAO E O OVO E MISTURE BEM E SIRVA GELADO.

Marque uma consulta:

DILMA MATOS NOGUEIRA             e-mail:  dilma_nutri@hotmail.com.
      NUTRICIONISTA                          End: Rio G. do Sul n. 1245
       CRN3: 30261                               Fone: 4141-1699/ cel: 9251-5750

                                                                                



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

GERGELIM



Do latim Sesamum indicum L. o gergelim é uma semente originária do Oriente que pode ser encontrada em grãos, com ou sem casca, inteiro ou moído, e também como óleo, manteiga ou pasta.Há milênios esta semente já vem sendo utilizada com o intuito de proteger o cérebro, fortalecer o coração e os ossos e muito mais.
    Encontramos no mercado três tipos de semente, o amarelo, o marrom e o preto. Ambos são ricos em proteínas, fibras, ferro, vitamina E (considerada um rejuvenescedor e retarda o envelhecimento), B1 e B2, fósforo, magnésio, selênio, zinco, cálcio e manganês. Porém o preto é mais rico em cálcio e vitamina A, que são melhores absorvidos se triturados antes do consumo.
     Essa pequena sementinha conta ainda com antioxidantes, fitoesteróis e ácidos graxos essências (ômega 3 e 6) que bloqueiam a produção do colesterol LDL (ruim) e aminoácidos que juntos melhoram a memória, por facilitarem a transmissão de impulsos nervosos. Estudos apontam ainda, sua eficácia na prevenção e tratamento do diabetes.
     Por isso, é largamente utilizada entre os vegetarianos e macrobióticos, que tem o gergelim como excelente fonte de ácidos graxos e aminoácidos essenciais. O gergelim possui ainda, quantidade significativa de lecitina, um componente essencial no tecido nervoso que influencia na função das glândulas sexuais e facilita a dissolução de gorduras em meio aquoso, mantendo dissolvidos os lipídios (especialmente o colesterol) evitando que ele se deposite nas paredes das artérias.Além de, atuar na estimulação do sistema imune, na prevenção de osteoporose e câncer, devido suas grandes quantidades de cálcio e antioxidantes.A sua grande quantidade de cálcio (90mg por colher de sopa para sementes integrais (não descascadas) e 10mg para sementes descascadas), além de auxiliar na manutenção de massa óssea, ajuda no controle de massa corporal gorda, tanto na quebra de gordura (lipólise), quanto na redução do armazenamento de tecido adiposo (lipogênese)..
    Amplamente utilizado também na regulação das funções intestinais por ter propriedades laxativas suaves.
    Na estética seu óleo é utilizado na hidratação e proteção da pele contra os raios solares. Vale lembrar também, que estes devem ser armazenados, fora do alcance da luz e em local seco e arejado.




Algumas de suas aplicações na culinária são:

Sementes ao natural: no preparo de pães, biscoitos, bolos, doces, tortas;

Sementes torradas: em saladas verdes (como as folhosas, brócolis e couve-flor), de frutas ou de batata, queijo fresco, ensopado de peixe ou frango e sopas;

Pasta e óleos: em pratos árabes, turcos e judeus, como o tahine, Halawi w o halvah.

O tahine é uma espécie de manteiga árabe feita a partir da farinha da semente de gergelim, tostada e moída e possui grande quantidade de vitaminas, proteínas e cálcio.

O Halawi, doce muito apreciado, é uma composição de tahine misturado com mel, açúcar e suco de limão.


Ainda proveniente do gergelim pode-se obter:

    Óleo de Gergelim: apresenta sabor doce, característica refrescante, ligeiramente frio. Tem ação principal no intestino grosso. Cumpre funções como umedecer a secura, favorecer o peristaltismo intestinal, neutralizar toxinas, pois conserva as propriedades dos grãos de gergelim. É ideal para ajudar na absorção das vitaminas lipossolúveis dos vegetais.
    Queigelim: o resíduo que fica pode ser aproveitado para fazer uma pasta vegetal, misturando-o aos temperos preferidos, como cebolinha, missô, shoyu, salsinha, etc. Ou então: deixe o gergelim de molho por 8 horas; lave bem e escorra; bata no liquidificador com um pouco de sal e limão, depois adicione orégano.
    Gersal: (gergelim + sal) é um tipo de tempero feito a base de gergelim preto + sal marinho tostados, muito utilizado em saladas, sopas, arroz e cremes. Esta mistura ajuda a diminuir a acidez do sangue, proporciona uma melhora nos reflexos e na atividade cerebral e até mesmo a fortalecer a pele.

Ele pode ainda ser utilizado para empanar alimentos que podem ser dourados em frigideira ou forno.

    Para quem procura uma dieta equilibrada e/ou o bom funcionamento intestinal, o gergelim é um grande aliado. Pois possui grande quantidade de fibras, o que ajuda a manter a saciedade por mais tempo e auxilia na regulação do transito intestinal. Recomendo: Você pode utilizar o tahine junto a uma fatia de pão integral pela manhã.
    No que diz respeito às calorias, devemos ter um pouco de cautela, já que 50% de sua composição é gordura. O que eleva bastante seu valor calórico. 100g tem cerca de 584Kcal, 1 colher de sopa cheia (8g) 46,72Kcal. Sendo assim, acrescente 1 colher de sopa ao prato de comida, sopas ou vitaminas ou, utilize como um tempero para saladas e legumes e até mesmo saboreie a sua versão torrada pura.
   Dica: Para torrar o gergelim basta colocar os grão de gergelim bege/branco em uma panela sem óleo, na chama superior do fogão


RECEITA

Frango com mel e gergelim

Ingredientes
6 filés de frango cortados em tiras grandes
Suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de margarina
4 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de molho de soja
2 colheres (sopa) de gergelim
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Tempere os filés com o suco de limão, sal e pimenta a gosto. Deixe de molho por 30 minutos. Arrume o frango em um refratário e reserve. Em uma panela, derreta a margarina, junte o mel e o molho de soja. Misture bem e despeje sobre os filés. Leve ao forno, preaquecido, por 45 minutos, regando com o molho de vez em quando. Polvilhe o gergelim e asse por mais 10 minutos. Sirva acompanhado de arroz branco
.

MARQUE A SUA CONSULTA:

DILMA MATOS NOGEUIRA             F:9251-5750/C:9251-5750
     NUTRICIONISTA                          END: RUA RIO G. DO SUL N.1245
        CRN3:30261

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Açúcar Vicia




   
  O açúcar, também conhecido como açúcar de mesa ou sacarose, é uma substância doce que é usada para adoçar bebidas e alimentos. Considerado um tempero, é um tipo de carboidrato e suas matérias-primas são a cana-de-açúcar ou a beterraba.
     Não é novidade alguma que, consumido em excesso, o açúcar pode causar danos à sua saúde. A novidade é a afirmação feita recentemente por pesquisadores da Universidade de Princeton, que concluíram que a substância pode viciar. O estudo foi feito com um grupo de ratos, para o qual foram oferecidas elevadas doses de açúcar. Os roedores passaram a ingerir, por vontade própria, quantidades cada vez maiores de sacarose. Ao terem a oferta da substância cortada, os ratos apresentaram significativas mudanças em seu comportamento, como ansiedade, por exemplo. Ou seja, o grupo dos ratos apresentou dois dos três elementos característicos de dependência química: aumento da dose consumida e sintomas de abstinência. Além disso, após o corte da oferta de açúcar, os roedores usados no estudo passaram a consumir álcool e anfetaminas e tornaram-se mais sensíveis aos psicoestimulantes, como acontece com o cérebro dos dependentes químicos.
    O cientista que conduziu essa pesquisa estudo na universidade americana concluiu que os ratos comem mais açúcar quando estão com fome, exatamente como o que ocorre com pessoas que têm vício de nicotina, cocaína e morfina. Esse estudo mostra que há aumento de dopamina na circulação depois que os animais consumiam o açúcar, o que disparava os mecanismos de motivação. Com a repetição do processo, vem a dependência. Esse é um estudo de grande importância, pois dá pistas para novos estudos sobre os diversos transtornos alimentares, como a compulsão.
E o açúcar é o elemento chave dessa compulsão. Assim, quando você deixar de consumir doces, o seu humor se altera de forma semelhante à de um viciado. Por esse motivo, são comuns relatos de infelicidade e até raiva em pessoas que se submetem a dietas de restrição calórica. O inconsciente manda mensagens que somente esse tipo de alimento trará bem-estar.A dica é consumir apenas o açúcar que está presente em alimentos como frutas e carboidratos. Assim, evite, principalmente, o açúcar refinado. Dessa forma, além de evitar tornar-se um viciado na substância, você ainda foge de doenças crônicas como o diabetes e a obesidade.
     O ideal seria reeducarmos o nosso paladar para apreciar o sabor natural dos alimentos, sem adição de açúcar. Algumas alternativas mais saudáveis são o mel, o melado e o açúcar mascavo ou demerara. Eles também têm uma rápida absorção, não podendo ser usados por pessoas que tem diabetes, mas sua vantagem está no fato de conterem vitaminas e minerais importantes que o açúcar refinado perdeu e por isso “rouba” cálcio e vitamina B1 do organismo.

 Adoçantes
     Estudos verificaram alta incidência de leucemia em ratos submetidos a altas doses do adoçante artificial ciclamato e câncer de bexiga relacionado ao adoçante artificial sacarina. Estudos também relacionam o aparecimento de mal de Alzheimer e esclerose múltipla ao elevado consumo do adoçante artificial aspartame. Alguns adoçantes apresentam sódio em sua composição, o que pode aumentar a retenção de líquidos e a pressão arterial. Mulheres grávidas são aconselhadas a evitar o uso de adoçantes artificiais devido aos riscos. Os únicos adoçantes seguros são os adoçantes naturais como a frutose, o mel e a estévia. No caso de diabéticos, recomendo apenas o uso da estévia, pois não altera a glicemia.

MARQUE A SUA CONSULTA.

DILMA MATOS NOGUEIRA          END: RUA RIO G. DO SUL N.1245
      NUTRICIONISTA                        F:4141-1699/ C: 9251-5750
         CRN3:30261