quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Açúcar: o veneno dos tempos modernos?

sim....

   O açúcar é o veneno dos tempos modernos, possuindo efeitos cuja nocividade só é comparável aos do tabaco e outras drogas. Aliás, o açúcar é, por vezes, considerado uma droga, na medida em que também gera adição ao ativar o sistema de recompensa do cérebro quando ingerido. Relativamente às crianças, elas nascem a preferir sabores doces (uma vez que o leite materno possui açúcares naturais), e muitas vezes a sua introdução aos alimentos sólidos começa exatamente pelas frutas, papas ou cereais igualmente doces.
    A cárie dentária é uma doença multifatorial, infecciosa e dependente de sacarose. Para se desenvolver, a cárie necessita da interação entre micro organismos patogênicos e uma dieta cariogênica, num hospedeiro que ofereça um ambiente adequado, durante um determinado período de tempo. As cáries estão intimamente ligadas à introdução dos hidratos de carbono refinados na dieta alimentar, principalmente o açúcar, que é considerado o dissacarídeo mais cariogênico. A análise estatística dos resultados obtidos em inúmeros estudos científicos confirma que a preferência por alimentos doces está relacionada com um maior número de cáries nas crianças.
A obesidade infantil duplicou desde a década de 1970, enquanto a obesidade em adolescentes mais do que triplicou no mesmo período – atualmente, quase um terço das crianças possui excesso de peso. A ingestão diária e excessiva de açúcar provoca irritabilidade e mau humor nas crianças quando, algumas horas após o consumo, os níveis de açúcar no sangue caem abruptamente.
Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale demonstrou que, algumas horas após crianças normais e saudáveis ingerirem uma grande quantidade de açúcar com o estômago vazio, os seus corpos começam a libertar grandes quantidades da hormona adrenalina (também conhecida como epinefrina), que causa sintomas como tremores, ansiedade e excitação…

  O açúcar aumenta o cálcio no sangue ao incitar a reabsorção de tecido ósseo – um estudo recente, conduzido em ratos, demonstra que apesar de o açúcar não ter sido implicado em alterações osteoporóticas, foram encontradas evidências claras de densidade óssea empobrecida em animais que seguiam uma dieta à base de açúcar. Adicionalmente, e numa relação aparentemente paradoxal, o consumo de açúcar aumenta a necessidade que o corpo tem de magnésio e vitamina B6 mas, ao mesmo tempo, o açúcar inibe parcialmente a capacidade de absorção destes dois elementos.
    Até os dois anos de idade, o recomendável é não dar açúcar nenhum para a criança, de acordo com o material elaborado pelo Ministério da Saúde.O melhor é sempre optar por alimentos in natura. Isso significa uma mesa farta em frutas, sem refrigerantes, doces, gelatinas, achocolatados ou sucos em pó. Depois dos dois anos, é recomendável continuar com uma alimentação sem adição de açúcar e, se ele aparecer na dieta, que seja de forma esporádica