O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).
O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.
Possui os seguintes minerais: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias; fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio.
Um alerta, porém: como o abacate é muito calórico não devemos comer mais que três.
· Reduz a taxa de colesterol e pressão sanguínea
· Possui ação antioxidante
· Age contra prisão de ventre e perturbações digestivas
· Possui ação antiinflamatória
· Auxilia na desintoxicação do fígado
· Evita fadiga mental
· Ajuda na formação de ossos e dentes
· Fornece energia aumentando a disposição
Bata cerca de 3 colheres sopa de abacate com leite desnatado e adoçante no liquidificador. O ideal é que seja como lanche e de preferência diariamente.
DILMA MATOS NOGUEIRA
NUTRICIONISTA E PERSONAL DIET
CRN3:30261
POS GRADUADA NUTRICAO CLINICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário