terça-feira, 11 de outubro de 2011

O lanche da escola





Muitas vezes as crianças resistem em levar o lanche de casa porque a maioria dos amiguinhos come na lanchonete da escola. Nesse caso, os pais podem aproveitar o momento de preparar a lancheira e explicar para os filhos a necessidade de se alimentar bem, sem com isso banir os lanches mais calóricos: basta estabelecer um acordo com os filhos e reservar um dia da semana para a cantina, por exemplo.
Os pais devem ficar atentos ao que as crianças andam comendo na escola, pois é um hábito compartilharem os lanches. Mesmo que estejam levando alimentos saudáveis de casa, podem estar consumindo guloseimas compartilhadas com outros amigos. Uma sugestão é debater o assunto no conselho de pais ou criar uma consciência de consumo, estipulando apenas um dia em que as guloseimas sejam permitidas.
"Quando os filhos são adolescentes e a cantina é quase inevitável, o melhor é orientá-los a escolher os salgados assados (menos gordurosos que os fritos), um suco (em lata ou caixinha) e um iogurte ou vitamina (que são boas fontes de cálcio, nutriente importante nessa a idade). Mesmo se alimentando na cantina os lanches podem ser mais leves e nutritivos, é uma questão de escolha por parte dos adolescentes",

Equilíbrio

Além de saciar a fome do seu filho, essa refeição também precisa ser saudável e nutritiva, o que não significa que ela deva ser sem graça ou com tantas proibições. “Tudo bem uma cobertura no bolo de cenoura.
A  montagem da lancheira vai depender do horário em que a criança vai à escola e da refeição que fez anteriormente. “Muitas crianças que estudam de manhã, por exemplo, não têm o hábito de comer no café da manhã. Só tomam um leite”, diz. Para essas, o cardápio deve ser mais completo. Um líquido, uma fruta, uma proteína (queijos, por exemplo) e um carboidrato (pães e bolos) devem fazer parte da refeição. Já, se a criança teve um café-da-manhã completo ou se o lanche for no período da tarde, pode escolher duas das opções.

Uma dica da especialista é na conservação dos alimentos em casa que depois serão levados para a escola. “Frios, leite, requeijão e iogurtes, por exemplo, devem ficar na parte mais alta da geladeira. Nunca na porta, porque o resfriamento é menor e deixa o produto mais suscetível à alteração de temperatura.” 

Lancheira e acessórios

Há outros cuidados que também devem ser levados em conta em relação à lancheira, como a escolha e a higiene do acessório e o acondicionamento do alimento. É claro que as crianças sempre querem aquela que tem o seu personagem preferido, mas os pais devem se preocupar não só com o tema que o filho deseja, e sim com a qualidade do produto. “As lancheiras devem ter o certificado de que são térmicas, e isso geralmente está na etiqueta.Os recipientes que as acompanham em geral não são térmicos, mas, se a criança levar suco em garrafa, é preciso que ela seja térmica para que a bebida não perca suas vitaminas. Os lanches devem ser embrulhados, de preferência, em papel-filme e depois colocados em potes de plástico. Quando a criança chegar da escola é hora de verificar a lancheira. Além de ver o quanto ela comeu, é preciso limpar os recipientes e o acessório. “Todos os dias deve ser passado um pano com água e álcool e uma vez por semana a higiene deve ser com água e detergente.


Cardápio

Para ajudá-la a montar o lanche do seu filho, selecionamos algumas opções e sugestões de cardápio. Confira:


Bebidas: sucos, podem ser os naturais, desde que colocados em garrafas térmicas, ou aqueles de caixinha (em embalagem tetrapack) do tipo néctar, achocolatados e água de coco.

Frutas: banana, maçã e pêra. Mas, por enquanto, boas opções são aquelas que podem ser cortadas em pedaços (e não escurecem), para que a criança não precise colocar as mãos. Não esqueça de enviar um talher.

Pães: pão de fôrma comum ou integral, pão sírio, bisnaguinha, pão de leite, torradas e bolos simples, feitos em casa.

Recheio: margarina, requeijão, queijos branco ou mussarela (tem menos gordura do que o queijo prato), geléia, peito de peru e presunto magro. Vale lembrar que os frios são muito perecíveis e devem ser consumidos após comprados em até três dias.


Lanche sem restrições:

1)
1 iogurte
1 lanche de pão de fôrma com queijo branco e cenoura ralada
Uva Itália


2)
1 suco de maracujá (caixinha)
1 fatia de bolo de cenoura
1 maçã


Lanche para a criança com alergia ao glúten

1 suco de morango (caixinha)
1 fatia de bolo de fubá
1 pêssego


Lanche para a criança com alergia ao leite

1 bebida à base de soja com sabor
1 bisnaguinha com geléia de morango
1 mexerica


Lanche para a criança com diabetes

Suco de fruta natural sem adoçar
1 pão integral com requeijão light
4 morangos


Obs.: os lanches devem ser acondicionados em recipientes verdadeiramente térmicos.

Dica: Convença a escola do seu filho a ter espaços refrigerados (geladeiras) para acondicionarem os lanches trazidos de casa até o momento do intervalo para o recreio.


DILMA MATOS NOGUEIRA    END: RUA RIO G. DO SUL
         NUTRICIONISTA              F:4141-1699 C:9251-5750
            CRN3:30261

Nenhum comentário:

Postar um comentário