quinta-feira, 4 de abril de 2013

Especial Gestante: Na Alimentação Todo Cuidado é Pouco




Durante toda a gestação, a alimentação tem um papel essencial e de suma importância, uma vez que contribui para a boa saúde da mamãe e do bebê.
A Gestante deve-se alimentar de maneira adequada, garantindo as necessidades de energia e nutrientes, assegurando o crescimento e desenvolvimento correto do bebê e do seu próprio estado de saúde.
Como vimos, no post de ontem, a alimentação saudável e regrada é de extrema importância durante toda a gestação. Conhecemos os efeitos benéficos de cada nutriente na formação do bebê e na manutenção do estado de saúde de ambos.
Não podemos esquecer que o cuidado com a alimentação na gestação é dobrado! Por isso, a necessidade de “relembrar” as mamães os alimentos que NÃO devem ser ingeridos nessa fase.

Na hora da alimentação todo o cuidado é pouco.

Aqui vão algumas dicas do que não se deve comer durante a gestação:

• Peixes e Frutos do Mar: São alimentos alergênicos, sendo o organismo da grávida mais sensível, podem desencadear uma maior predisposição à gastroenterite. Cuidado mais que especial com ostras cruas, sushi e sashimi.  Os peixes crus trazerem riscos de doenças como: Salmonela e Hepatite A e podem, também, estar contaminado por mercúrio, mais comum em peixes como o cação, o peixe espada  e o tubarão.Já o atum deve ser limitado a quatro latas por semana ou dois filés frescos por semana, pelo mesmo motivo.
Atenção: Outros peixes são seguros e fazem bem ao bebê e a você. As recomendações quanto ao mercúrio valem também para quem está pensando em engravidar e no período de amamentação.

• Queijos Artesanais: Evitar queijos de casca branca, Brie e Camembert, queijos com fungos, roquefort e gorgonzola e evitar também, os demias queijos do tipo artesanal como minas fresco, minas curado, que podem ser feitos com leite não-pasteurizado. O problema é a possível presença de uma bactéria que causa a listeriose, doença que pode prejudicar o bebê.

• Carnes: A carne bovina malpassada ou crua, como picanha ou carpaccio,a carne de porco malpassada e ovos crus devem ser evitados. A precaução é para evitar bactérias que possam afetar o bebê.  No caso da carne bovina crua pode ser portadora de agentes da toxoplasmose ou listeriose, doenças que podem causar desde desconforto intestinal a malformação fetal, além de parto prematuro e aborto.

• Vísceras: Bife de fígado e miúdos devem ser evitados para evitar a sobrecarga da Vitamina A,  pois seu excesso é prejudicial ao feto.

• Oleaginosas: Se na sua família existe pessoas com alergias as oleaginosas (nozes, castanhas ou amendoim), é bom evitar tais alimentos na gravidez.

• Bebidas Alcoólicas: O consumo de álcool pode causar sérios problemas no bebê, por isso os especialistas recomendam cortar totalmente as bebidas alcoólicas na gravidez, podendo ser também prejudicial para a mãe. O álcool também está relacionado com parto prematuro, retardos mentais e problemas cardíacos.

• Cafeína: Bebidas e Alimentos à base de cafeína devem ser evitados. O consumo de mais de 300 mg de cafeína por dia está ligado ao risco de aborto espontâneo e do nascimento de criança com baixo peso.
Dica: Não tome mais que três xícaras de café por dia, e, se possível, prefira bebidas descafeínadas. Cuidado também com chá mate, verde ou preto e refrigerantes a base de cola.  Lembre-se que o chocolate também contém cafeína.

• Sal: O sódio em excesso pode agravar a hipertensão arterial e causar inchaço devido a retenção de líquidos. Além so sal, evite também demais alimentos ricos em sódio, como enlatados, industrializados, embutidos, sucos em pó artificiais e bebidas de reposição eletrolíticas (usadas por atletas).

• Adoçantes Sintéticos: A Sacarina é um tipo de adoçante sintético que tem o uso desencorajado durante a gravidez, pois atravessa a placenta e instala-se nos tecidos fetais. Apesar de existirem poucos estudos que comprovem que esta substância seja prejudicial, a suspensão de uso é de forma preventiva. O adoçante substitui o açúcar dimunuindo o risco de Diabetes Gestacional. Demais adoçantes, principalmente, os naturais são recomendados na gestação, não existe contra indicação, são eles: Stévia e Sucralose.




CONSULTE UMA NUTRICIONISTA.



                                             DILMA MATOS NOGUEIRA
                                                    NUTRICIONISTA
                                                       CRN3:30261
                            ESPECILAISTA EM NUTRICAO CLINICA


RUA: RUI BARBOSA N. 1793 F:4141-1699 C: 9251-5750

Nenhum comentário:

Postar um comentário