domingo, 14 de abril de 2013

Suco de Caju aumenta a oxidação de gordura em praticantes de atividade física.





Um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition concluiu que o suco de caju é eficaz em aumentar a oxidação de gorduras em exercícios de alta intensidade
 O estudo foi conduzido com 10 indivíduos treinados e 10 indivíduos não treinados com idade entre 23 a 33 anos. Eles receberam suco de caju ou placebo (bebida contendo a mesma caloria em açúcar) em uma quantidade de 3,5 ml/kg/dia (245 ml para uma pessoa de 70 kg) durante 4 semanas. Eles realizaram o teste em jejum sendo que ingeriram o suco/placebo na noite anterior, o teste consistia em 20 minutos de ciclismo numa intensidade a 85% do VO2.
Em seus resultados eles observaram que ambos os grupos (treinados e não treinados) ao final de 4 semanas de suplementação de suco caju quando comparado com o placebo tiveram um aumento na utilização de gordura e uma diminuição no uso de carboidrato como fonte de energia, com uma mudança maior no grupo treinado. Ele mostrou também que utilização de suco de caju em ambos os grupos foi capaz de aumentar os níveis de vitamina C em repouso.
Uma das possíveis hipótese para esse efeito pode ser atribuída a um de seus constituintes, a vitamina C (3.36 mg/100 g), um nutriente necessário na síntese de carnitina, que é o transportador de gordura para oxidação na mitocôndria. Além disso, a leucina (1.64 mg/100 g) outro constituinte do caju, parece ter efeitos consideráveis sobre o metabolismo de gorduras através da melhoria da função oxidativa mitocondrial
“A elevação na taxa de oxidação de gordura no presente estudo pode ser benéfica para o desempenho de exercícios de resistência, fornecendo energia para o músculo e poupando glicogênio intramuscular para possível uso em fases posteriores de esportes competitivos como, por exemplo, corrida e natação de longa duração.”
Os resultados deste estudo sugerem que a elevação na oxidação de gorduras proporcionada pelo caju durante o exercício pode melhorar o desempenho de resistência, porém mais estudos específicos são necessários para avaliar esta possibilidade.
Elaborado Por Luan Lisboa, nutricionista esportivo, pós graduado pelo IGPS, consultor técnico da VB suplementos alimentares. Atua em Salvador, Bahia.



CONSULTE UMA NUTRICIONISTA

                                       DILMA MATOS NOGUEIRA
                                              NUTRICIONISTA
                                                  CRN3:30261 
                                 ESPECILAISTA EM NUTRICAO CLINICA


F:4141-1699 C: 9251-5750

Nenhum comentário:

Postar um comentário