terça-feira, 28 de junho de 2011

Festa Junina Light


Quentão sem álcool

Ingredientes
4 xic (chá) de água
4 xic (chá) de suco de maça light
3 rodelas médias de limão
Casca de 1/2 laranja
6 rodelas finas de gengibre fresco
1 canela em pau
4 cravos da índia
1 col(sopa) de adoçante culinário

Modo de Fazer
Em uma panela coloque a água, o suco de maçã, O limão, a casca de laranja e as especiarias. Ferva o adoçante e sirva quente.
Rendimento: 12 copinhos (60 ml)
Calorias por porção: 20 (o tradicional tem 120 calorias)


Paçoca

Ingredientes
4 col (sopa) de leite em pó desnatado
6 col (sopa) do amendoim sem casca torrado
1 xíc. (chá) de proteína de soja texturizada torrada
4 col (sopa) de adoçante culinário
1 pitada de sal

Modo de Fazer
Bata todos os ingredientes no processador ou liquidificador até formar uma farofa. Guarde em um pote com tampa. Na hora de servir coloque a paçoca em canudos de papel colorido.
Rendimento: l8col(sopa)
Calorias por porção: 26 cal (a tradicional tem 130 calorias)


Canjica

Ingredientes
1 1/2 xíc.(chá) de canjica
4 xic.(cha)de água
2 xic.(cha)de água-de-coco
2 pedaços de caneta em pau
4 col (sobremesa) de adoçante culinário
4 xic. (cha) de leite desnatado
5 col (sopa) de coco ralado light

Modo de Fazer
Deixe a canjica de molho em água por 8 horas. Escorra, coloque na panela de pressão e acrescente a água a água-de-coco, a canela e 1 colher do adoçante culinário. Leve ao fogo e espere a panela de pressão pegar pressão e cozinhe por 15 min. Abra a panela, acrescente o restante do adoçante,o leite e o coco ralado. Ferva por mais 5 minutos. Tampe a panela e deixe esfriar.Sirva com canela em pó (ou 1 col de sopa da paçoca).
Rendimento: 10 xícaras de 150 ml
Calorias: 90 ( a tradicional tem 270)


Bolo de fubá

Ingredientes
4 claras em neve
4 gemas
1 xíc (chá) de adoçante culinário
4 col. (sopa) de margarina light
3/4 de xíc (chá) de fubá
3/4 de xíc (chá) de farinha de trigo
1 col (sopa) de fermento em pó
3/4 de xíc (chá) de leite desnatado
2 col. (sopa) de requeijão light
1 col. (sopa) de sementes de erva-doce

Modo de Fazer
Bata na batedeira as gemas com o adoçante e a margarina. Desligue o aparelho e misture delicadamente a farinha, o fubá, e o fermento peneirados e o leite. Acrescente as claras o requeijão e a erva doce. Coloque em uma fôrma untada com margarina light e leve ao forno pré-aquecido a 180o. C durante 45 minutos, aproximadamente. Espere esfriar e polvilhe canela em pó.
Rendimento
: 16 fatias

Calorias por porção: 118 cal (o tradicional tem 354 cal)


Curau

Ingredientes
4 de xíc (chá) de leite desnatado
2 latas de milho escorrido
6 col (sopa) de adoçante culinário
1 col (sopa) de margarina light
1 col (sopa) maisena
1 col (café) de essência de baunilha
1 col (sobremesa) de canela em pó

Modo
de fazer

Bata no liquidificador o leite, o milho, o adoçante, a margarina e a maisena. Passe pela peneira e coloque numa panela antiaderente. Leve ao fogo médio e mexa até ficar um creme grosso. Acrescente a baunilha e distribua em taças e polvilhe com a canela. Deixe esfriar. Leve a geladeira por 30 minutos antes de servir.
Rendimento: 12 taças 100 ml
Calorias por porção: 60 (o tradicional tem 240 cal)






    DILMA MATOS NOGUEIRA                             FONE:9251-5750/3326-9003
NUTRICIONISTA E PERSONAL DIET
                  CRN-3:30261

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O inverno é a estação ideal para fazer reeducação alimentar.




É isso mesmo parece que não, mas segundo especialistas é a verdade quando diz que o inverno é ideal para fazer dietas segundo especialistas, muitos não acreditam falam que no inverno come-se mais besteirinhas como massas, frituras e sim a melhor época para emagrecer é no verão. Segundo a  nutricionista Dilma de Matos Nogueira junto com o inverno chegam às baixas temperaturas e o mito de que nesta estação é mais fácil ganhar alguns quilinhos indesejáveis, entretanto ressalta que essas temperaturas baixas não representam ameaças para quem está  fazendo reeducação alimentar. O frio ajuda a gastar calorias seja no inverno ou no verão o corpo humano mantém uma temperatura constate, com o frio o organismo precisa produzir mais calor para manter essa temperatura o que acaba acelerando o metabolismo. O Metabolismo acelerado é sinônimo de que gasta mais calorias, por isso, as pessoas que vivem em países com inverno rigoroso têm mais dificuldade de engordar.Mas isso também varia de cada pessoa sendo que algumas comem mais no inverno e outras comem mais no verão, isso varia de organismo a organismo, mas se deseja fazer uma dieta experimente começar no inverno e veja qual é o resultado em qual estação do ano possui um mais sucesso na sua dieta.
Dicas
* Prefira os líquidos quentes, chás, leite, café.
* Caldos e sopas são as melhores opções para o jantar, aquecem o corpo, e saciam a fome.
* Frutas com maçã, pêra, banana, ficam muito gostosas assadas com uma colher de canela, é uma boa sugestão para os lanches.
* Verduras de folhas verdes, ao invés de saladas, podem ser acrescentadas aos caldos, ajudam a saciar a fome, e não aumenta as calorias


                                              

       Dilma Matos Nogueira                               Fone: 9251-5750/3326-9003
  Nutricionista e personal diet

              CRN-3:30261

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Compare nove tipos de pães antes de incluí-los na dieta .





Eles são ricos em carboidratos e variam bastante na quantidade de fibras

Por Fernando Menezes
Comer um pãozinho com manteiga no café da manhã é quase uma tradição para os brasileiros. Mais do que gostosos, os pães são ricos em carboidratos. Esses nutrientes são importantes para o funcionamento de corpo e não devem ficar de fora da dieta sem aconselhamento médico.

Sempre que ingerimos carboidratos, eles entram na corrente sanguínea e são absorvidos em diferentes velocidades, dando energia para o organismo funcionar. Quanto maior a velocidade de absorção de seus carboidratos, maior será o índice glicêmico do alimento.

"Todos os tipos de pão são ótimas fontes de carboidratos, responsáveis por dar energia ao corpo. Mas, como o índice glicêmico de cada tipo pode variar, é importante saber qual é a melhor hora para comer cada tipo". Cada pão também possui uma quantidade de nutrientes específica. Conheça mais essas variações. 

Pão branco (normal)
Também conhecido como pão francês ou pão de sal, o pão branco é o mais consumido pelos brasileiros. Ele é feito com farinha refinada de trigo e é rico em carboidratos e proteínas. Como o índice glicêmico é elevado, o pão branco é usado como padrão para medir a glicose nos alimentos. "Ele é o pão que apresenta o maior índice glicêmico e, por isso, não deve ser consumido antes dos exercícios ou de dormir".
O hábito de consumi-lo na primeira refeição do dia é bastante saudável. "Quando acordamos, nosso corpo de uma grande ingestão de energia, já que passou várias horas em jejum. Por isso, o pão branco, que contém mais carboidratos, é o mais indicado", comenta. Após um grande gasto de energia, como depois de uma atividade física, comer um pão branco pode ajudar a recuperar a vitalidade.
Pão integral
 O pao integral não é preparado com farinha refinada, o que mantém as quantidades de vitaminas, minerais e fibras dos cereais no pão, tornando-o bastante nutritivo. Mesmo que também tenha carboidratos, as fibras contidas no pão integral desaceleram a absorção de glicemia pelo organismo, o que diminui o índice glicêmico.

"Esse tipo de pão é indicado para antes do treino. Como ele tem grande quantidade de fibras, que fazem o corpo absorver insulina de maneira mais lenta e gradual, garante energia durante todo o treino".

Pão de linhaça
A linhaça é ótima fonte de ômegas 3 e 6, por isso, ela só traz vantagens à sua dieta, além de ser um importante agente antioxidante e renovador celular. Um pão feito dessa sementinha também possui essas características. "Ele é rico em fibras e gorduras boas, as insaturadas. Assim, o consumo desse alimento ajuda a melhorar o índice nutricional de nossa alimentação".
O pão de linhaça, ainda garante ao corpo um aumento de energia e de vitalidade. "A linhaça acelera o metabolismo, o que garante eficácia na produção de energia celular e ajuda a recuperar a fadiga muscular". Por isso ele é uma ótima opção para um lanchinho antes e depois do treino.  
Pão de centeio
Esse pão é o campeão no quesito quantidade baixa de gordura. "O pão de centeio é o que contém menos gorduras e proteínas, sendo uma boa opção para quem não quer mais consumir pão branco ou quer ingerir menos gorduras".Além disso, ele tem praticamente as mesmas fibras que o pão integral, ajudando no processo digestivo. No entanto, esse pão contém mais carboidratos do que os outros tipos. 

Pão de Aveia
Rico em ferro, magnésio, zinco cobre e proteínas, o pão de aveia é bastante indicado para quem tem problemas em controlar a glicemia, já que a aveia é rica em fibras solúveis, principalmente a beta-glucana, que retarda a absorção de glicose e do colesterol, sendo uma sugestão de pão para hipercolesterolêmicos.

Além disso, assim como o pão integral, a grande quantidade de fibras ajuda a abaixar o índice glicêmico, ideal para quem quer fazer um lanchinho antes de alguma atividade física mais demorada.  
Pão de milho
O pão de milho, diferente do que é feito de trigo, não perde a casca durante o processo de preparação. Por isso, ele é rico em fibras e minerais, como fósforo, ferro, potássio e zinco. Além desses nutrientes, o pão de milho também é rico em proteínas e vitaminas do complexo B. "Ele é uma importante opção para quem tem doença celíaca, já que o milho não contém glúten.
Pão australiano
Esse pão, feito de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, tem uma cor escura, que vem da farinha integral, e um sabor adocicado causado pelo estrato de mel usado durante o preparo. É rico em vitaminas, minerais e fibras provenientes da casca dos grãos de trigo. 
Pão Sírio
Também conhecido como pão pita, ele é feito de trigo assim como o pão branco, só que contém menor quantidade de gorduras e de carboidratos. Ele é uma boa opção para quem quer variar a dieta sem aumentar a quantidade de calorias e gorduras ingeridas. 
Croissant
Croissant - que quer dizer crescente em francês - é aquele pãozinho em forma de meia-lua, feito com massa folhada e grande estrela do café da manhã dos franceses. Essa opção tem mais gorduras e calorias do que os outros tipos e deve ser consumida com moderação, principalmente as versões recheadas
Pão Sírio
Também conhecido como pão pita, ele é feito de trigo assim como o pão branco, só que contém menor quantidade de gorduras e de carboidratos. Ele é uma boa opção para quem quer variar a dieta sem aumentar a quantidade de calorias e gorduras ingeridas. 
Croissant
Croissant - que quer dizer crescente em francês - é aquele pãozinho em forma de meia-lua, feito com massa folhada e grande estrela do café da manhã dos franceses. Essa opção tem mais gorduras e calorias do que os outros tipos e deve ser consumida com moderação, principalmente as versões recheadas.

Tabela
Und-50g
calorias
Ptn- g
Cho-g
Lip-g
fibras
p.branco
140
4,73
25,33
1,98
1,15
p.integral
128
5,00
23,20
1,00
3,45
p.linhaca
111
9,00
15,00
1,6
4,9
p.centeio
130
4,00
24,00
1,00
3,00
p.aveia
130
4,00
24,00
2,00
3,00
p. milho
146
4,15
26,20
1,50
2,15
p.australiano
150
4,5
27,00
2,09
3,45
croissant
235
5,00
27,00
12,00
0,6
p.sirio
139
6,00
33,00
1,00
1,7


DILMA MATOS NOGUEIRA                FONE:9251-5750/3326-9003
   NUTRICIONISTA                                  PERSONAL DIET
     CRN-3:30261



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como acelerar seu metabolismo e dar mais eficácia e rapidez na sua dieta.

 

     Sabe-se que a mulher geneticamente tem o metabolismo mais lento que os homens. Por isso o emagrecimento se torna mais lento, a perda de gorduras acumuladas mais difíceis. Mas existem algumas dicas que encontramos para poder ajudar na aceleração do metabolismo, isso somado a uma boa dieta ajudará no emagrecimento, diminuição de gorduras acumuladas e ainda no bom funcionamento de seu organismo, sem contar na eficácia e rapidez de sua dieta.
• Incluir alimentos em seu dia a dia que ajudam no bom funcionamento da tireóide, glândula responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo, que por sua vez é responsável pela queima de calorias do organismo, seria um bom começo. Principalmente para pessoas que tem hipo ou hipertireoidismo Os alimentos seriam:
Fonte de magnésio: Alfafa, Amêndoas, Maçãs, Pêssegos, Abacate, Castanha do Pará, Arroz integral, Salsão, Figo, Peixe, Salsa e Uvas!
Fonte de cálcio: Brócolis, Couve flor, Couve manteiga, Semente de gergelim, Lentilha, Semente de girassol.
Fonte de potássio: Damasco, Banana, Cenoura, Salsa, Ervilhas, Salmão, Sardinha, Espinafre, Cereais integrais.

Não siga a mesma dieta por muito tempo,  seguir a mesma dieta faz o corpo se acostumar com uma quantidade de calorias, e nutrientes ,assim se acomodando, freando o metabolismo e o emagrecimento, tente variar de dietas.
• Beba bastante água ela ajuda o sangue levar oxigênio para os músculos, ajudando na queima de calorias.
•   O limão-galego na água ajuda a manter a aceleração do metabolismo.
Ficar muitas horas sem comer freia completamente o metabolismo , então não deixe de comer, faça intervalos de no mínimo 4 horas.
• As refeições só de saladas tem poucas calorias, mas freiam seu metabolismo, tente combiná-las com alimentos integrais, proteína magra e gordura boa.
• Coma frutas secas com saladas, no iogurte ou na aveia. Têm uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, carboidrato do bem, que aceleram o metabolismo além de potentes antioxidantes.
• Nos lanches,  dê preferência a frutas secas, um punhado de amendoim, uma barra de cereais ou um iogurte desnatado.
• Para controlar a fome, tome um prato de sopa de legumes uma hora ou duas antes do jantar.

A combinação de alimentos picantes com amargos podem tonificar o baço órgão responsável pelo metabolismo energético, dizem os orientais.

• Para o lanchinho da manhã e da tarde, dê preferências as frutas ácidas, como laranja, limão, tangerina e abacaxi são diuréticas e diminui a retenção de líquidos.
• Evite  cereais  de milho e arroz dê preferência aos ricos em fibras, grãos integrais e aveia.
Quando for comer, comece pelas saladas, eles te darão a sensação de satisfeita e comerá menos dos outros alimentos.
Os melhores alimentos que ajudam ao metabolismo: pimenta-vermelha, gengibre, vinagre de maçã, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos como brócolis, acelga e couve, gordura de coco, produtos derivados do cacau, alimentos fontes de ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e fontes de ácido linoléico conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios).
Nabo, rúcula, cebola, gengibre são capazes de aumentar o calor no interior do organismo e por isso estimulam o metabolismo.
Os chás Verde e Branco são considerados os melhores de acordo com a cultura milenar oriental, ele tem substâncias desintoxicantes, antioxidantes e termogênicas, ou seja ajuda na aceleração do metabolismo e retardam o envelhecimento das células.


DILMA MATOS NOGUEIRA         FONE:9251-5750/3326-9003
     NUTRICIONISTA                           PERSONAL DIET
       CRN-3:30261

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Você sabe como armazenar os alimentos?




    Se você costuma deixar os alimentos na geladeira de qualquer jeito, achando que isso é suficiente para mantê-los conservados, não se engane.
    A má conservação pode prejudicar a saúde.A conservação dos alimentos depende da maneira como a pessoa organiza o que é colocado na geladeira. A má preservação pode causa problema na qualidade do produto, modificando sua textura, sabor e cor. Quando o produto não é bem armazenado, a pessoa pode ter problemas como diarréia, vômito e até intoxicação alimentar.
    A geladeira deve ser limpa diariamente com um pano úmido.

 Como armazenar os alimentos:
   - Frutas e verduras são os alimentos que menos precisam de refrigeração, e por isso devem ficar na gaveta embaixo da geladeira. Para as frutas e legumes durarem mais, lave-as, escorra bem a água e envolva em sacos plásticos. Assim, a folha ou a fruta não irá “queimar” por gelar demais.
- O armazenamento dos Ovos, apesar de super prático porta-ovos disponível na geladeira, os ovos devem ser colocados dentro na prateleira de cima. Na porta, é o lugar onde mais sofre mudança de temperatura e pelo fato de abrir em fechar.
- As Carnes quando cruas estragam facilmente. Por isso, se você for guardar por alguns dias, deixe-as separadas na gaveta de carnes, ou na prateleira do meio da geladeira, envolvidas no plástico filme. Se não, guarde-as no congelador por 3 a 4 meses caso ainda esteja crua, ou 2 a 3 meses se estiver cozida.
-   Já os frios e laticínios devem ser guardados na prateleira de cima. Produtos como iogurte, queijos, presunto, margarina e etc precisam de mais refrigeração para não estragar tão facilmente.
- Para guardar os enlatados e conservas coloque esses alimentos em um recipiente de plástico ou vidro bem fechados. Pratos e cumbucas podem ser usados também, ou cobertos com plástico filme para não estragar a comida., estes recipientes quadrados e retangulares podem ajudar na organização quando colocados um por cima do outro ocupando menos espaço.
- Os Refrigerantes, sucos e leite podem ser colocados na porta geladeira, desde que não demorem muito a ser consumidos. Produtos como geléia e azeitonas que ficam nos potes de vidro, também podem ser dispostos na porta da  também.
   Com essa distribuição você terá uma geladeira bem organizada e seus alimentos ficaram conservados corretamente . Vale lembrar também sempre de olhar a validade de todos os produtos quando for comprar e consumir.



      PERSONAL DIET

DILMA MATOS NOGUEIRA                                                      

 CRN-3:30261 - FONE: 9251-5750