quarta-feira, 30 de março de 2011

DIGESTÃO




Dicas que podem facilitar a absorção dos nutrientes dos alimentos pelo nosso organismo e prevenir incómodos, mal-estar e aquela sensação de estômago muito cheio logo após as refeições:

1 – Mastigue bem os alimentos
Coma sem pressa, mastigue bem os alimentos e tire o máximo de prazer da sua refeição. A vida moderna, muitas vezes apenas engolimos a comida sem mastigar direito, dificultando a digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos das refeições. A nutricionista Dilma destaca que o resultado dessa agitação são gases em excesso e abdômen inchado. E seu corpo acabará gastando mais energia para fazer a digestão e você certamente ficará com mais sono e cansaço após as refeições.
2- Coma tranqüilo
A hora da refeição deve ser a mais tranqüila possível. Evite qualquer tipo de discussões, brigas e também não leve trabalho para a mesa. “As preocupações podem tornar qualquer prato indigesto, até o mais saudável, pois o estado emocional afeta as secreções gástricas indispensáveis à boa digestão.
3 – Evite beber líquidos durante as refeições
Eles, os líquidos, deixam o estômago em dez minutos, levando junto com eles os sucos digestivos. A situação piora se a bebida for quente, pois o calor irá enfraquecer os tecidos do estômago. Outra desvantagem é que a saliva possui enzimas que atuam na quebra molecular dos alimentos, e os líquidos atrapalham esse processo. Ao se misturarem à saliva eles a deixam “frágil”. Isso significa que o estômago terá mais trabalho e o organismo gastará mais energia para digerir os alimentos. O ideal é tomar uma hora antes das refeições ou uma hora depois.
4 – Tome chá após a refeição
Você acabou de comer? Pois um chá é uma ótima pedida para finalizar. Roberta diz que ele ajuda a livrar da sensação de inchaço logo depois da refeição. “Quente, a bebida ajuda a dissolver as gorduras e diminui a formação de gases intestinais”, afirma.
5 – Evite o esforço físico e também o relaxamento Ao sair da mesa, depois da refeição, descanse um pouco, mas não durma. Logo após as refeições é bom evitar atividades físicas intensas e, no outro extremo, dormir. “O sono depois da refeição faz com que o metabolismo do corpo diminua. Os exercícios físicos também não são bons porque reduzem a quantidade de sangue disponível para digerir os alimentos. Das duas formas, a comida fica mais tempo retida no organismo, que produz toxinas geradoras do mal-estar”, ensina a nutricionista.
 - favorecem as secreções gástricas e a digestão

- boldo
- camomila
- erva-doce
- cascas de laranja
- cascas de abacaxi
Como preparar chás

1. Qualidade da água , o ideal usar água filtrada.
2. Temperatura da água, que deve ser de 60° C a 95° C.

- Como nem sempre é possível medir a temperatura, uma regrinha básica é nunca deixar a água ferver. Ao começar a entrar em ebulição, deve-se desligar o fogo e colocar o chá.
3. Os chás de frutas podem ficar em infusão de oito a dez minutos.
4. Os chás verde e preto devem ficar imersos por no máximo três  minutos, pois após esse tempo a planta libera uma substância chamada tanino, que dá o sabor amargo à bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário