quinta-feira, 31 de março de 2011

OLEAGINOSAS





    As oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs são frutas riquíssimas em nutrientes e bastante conhecidas pelo seu alto teor calórico, o que, no entanto, não deve impedir seu consumo, uma vez que trazem diversos benefícios à saúde. Elas fornecem ao corpo gorduras boas (mono e polinsaturadas), que reduzem o colesterol e atuam como antioxidantes essenciais para a formação e recuperação muscular, além de vitamina E e selênio, que também apresentam importante ação antioxidante.
     É importante, portanto, consumi-las, mas com moderação, ou seja, sem excesso calórico, especialmente quem controla o peso corporal e o percentual de gordura.
    Escolha a sua preferida e consuma 2 unidades nos lanches, todos os dias, ou prepare um receita deliciosas.


RECEITAS

Musse de iogurte e nozes

Ingredientes
2 col. (chá) de gelatina em pó sem sabor
5 col. (sopa) de água
1 caixinha de creme de leite light
1 copo de iogurte natural desnatado
1 col. (chá) de essência de baunilha
6 col. (sopa) de adoçante culinário
3 claras batidas em neve
100 g de nozes moídas grosseiramente
1 col. (sopa) de mel

Modo de preparo

    Hidrate a gelatina na água. Em seguida, dissolva-a em banho-maria. Reserve. Coloque em uma tigela refratária grande o creme de leite, o iogurte, a essência de baunilha e o adoçante. Misture bem. Encaixe a tigela em uma panela e leve-a ao fogo, em banho-maria, mexendo até começar a ferver. Em seguida, acrescente a gelatina e, por último, as claras. Misture, vagarosamente, até ficar homogêneo. Retire do fogo e deixe esfriar Distribua em 6 taças individuais e leve à geladeira por no mínimo 2 horas ou até ficar firme. Na hora de servir, polvilhe com as nozes.

Biscoito de Avelã – Receita

Ingredientes
75g de margarina vegetal
75g de farinha integral
50g de açúcar mascavo
50g de avelãs picadas e moídas

      Modo de Preparo:

    Misture tudo até formar uma massa, espalhe em uma forma untada e aperte bem com as mãos até ficar bem   uniforme, marque com uma faca as porções e asse por 30 minutos em forno médio, deixe esfriar na forma e depois coloque em um vidro..

Rocambole de amêndoas light

Ingredientes:
- Leite em pó desnatado: 4 col.de sopa
- Água: 2 xíc.de chá
- Maisena: 2 col.de sopa
- Amêndoa: 30 grama(s)
- Adoçante em pó: 1 col.de sopa
- Clara de ovo: 6 unidade(s)
- Gema de ovo: 4 unidade(s)
- Leite em pó desnatado: 6 col.de sopa
- Farinha de trigo: 1 col.de sopa
- Adoçante em pó: 2 col.de sopa
- Fermento em pó: 1 col.de sopa
- Leite em pó desnatado: 4 col.de sopa
- Água: 50 mililitros
- Chocolate: 50 grama(s)

Modo de preparo

    Prepare o Recheio: Coloque numa panela 4 colheres de leite em pó já dissolvido em 2 xícaras de água e junte a maisena. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Retire do fogo, junte as amêndoas (torradas e picadas sem pele) e 1 colher de adoçante. Deixe esfriar. Prepare a Massa: Bata as claras em neve. Junte as gemas, uma a uma e bata por mais 1 min. Adicione 6 colheres de leite em pó, a farinha, 2 colheres de adoçante e o fermento já peneirados. Coloque em uma assadeira untada de 23x35 cm e deixe assar por 20 min.
   Desinforma em um pano úmido, enrole junto com o pano e deixe por alguns min. Desenrole, recheie e volte a enrolar. Prepare a Cobertura: Numa panela, coloque 4 colheres de leite em pó já dissolvido em 50 ml de água e leve ao fogo para ferver. Junte o chocolate em barra picado e mexa até ficar totalmente derretido. Deixe esfriar e cubra o rocambole.

Arroz Integral com Castanhas

Ingredientes


- 3 colheres (sopa) de castanha de caju
- 1 xícara (chá) de arroz integral
- água quente (para o arroz)
- 1 colheres (sopa) de óleo de soja
- 1 dente de alho picado
- ½ cebola picada
- sal, salsinha picada a gosto

Modo de Preparo

    Refogue o alho e a cebola no óleo. Acrescente o arroz e deixe fritar por alguns minutos. Junte a água e deixe cozinhar. No final do cozimento,tempere com sal, salsinha e junte as castanhas.


DILMA MATOS NOGUEIRA                             FONE: 9251-5750/ 3326-9003
   NUTRICIONISTA
       CRN3:30261

Nenhum comentário:

Postar um comentário