segunda-feira, 18 de abril de 2011

MAÇÃS


    A composição nutricional da maçã merece destaque, principalmente pelo seu alto valor de vitaminas do complexo B, vitamina C e E, além do mineral potássio. Além disso, sua composição de fibras, principalmente da pectina, fornece aproximadamente 10% das necessidades diárias de fibras. O consumo regular da pectina, tem se mostrado eficaz no controle da glicemia, auxiliando os portadores de diabetes a manter a boa saúde. O consumo aproximado de 2 maçãs pequenas ao dia, fornece a dose de pectina necessária. A pectina auxilia também na redução do mau colesterol, pois forma uma barreira de fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.

     Há quem diga que a maçã costuma “abrir” o apetite, mas na realidade o que os estudos demonstram é um efeito importante na saciedade. As fibras presentes na casca são do tipo insolúvel, ou seja, não são digeridas e desta forma ficam presentes por mais tempo no estômago, induzindo a sensação de saciedade. As maças exercem uma função benéfica e protetora para toda a mucosa do trato digestório, pois além das fibras possui agentes cicatrizantes, portanto indicada para os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. As vitaminas do complexo B colaboram com a saúde do sistema nervoso, no crescimento infantil, na saúde da pele. É uma excelente fonte de nutrientes para o cérebro, pois é rica em vitamina C e ácido fosfórico. É ainda uma poderosa arma desintoxicante e antioxidante, pois é fonte de ácido málico, essencial para o processo de detoxificação hepática e para a neutralização dos radicais livres.
     Os Taninos e os Flavonóides, fitonutrientes presentes na maçã, possuem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, adstringente e principalmente antiinflamatória.
_ Inclua a maçã na sua alimentação diária e desfrute de toda a saúde que ela oferece!

RECEITAS
Ingredientes
         1 xícara (chá) de farinha de trigo
         1 pitada de sal
         2 colheres (chá) de açúcar
         1 xícara (chá) de leite
         4 gemas
         1 maçã descascada e sem sementes
         suco de meio limão
  Modo de preparo
    Peneire a farinha, o sal e o açúcar. Junte o leite misturando bem para formar uma massa lisa. Adicione as gemas, uma a uma, batendo bem. Rale as maçãs e cubra com o suco de limão. Junte as maçãs à massa misturando com cuidado. Frite em margarina na frigideira quente até dourar ligeiramente. Vire e doure do outro lado. Sirva polvilhada com açúcar e canela.

Compota de maçã light
Ingredientes
8 maçãs vermelhas bem firmes
1 pacote de gelatina diet de morango ou de outra fruta vermelha
1 xícara de água
3 paus de canela
3 cravos-da-índia

Modo de preparo
Corte as maçãs ao meio, retirando as sementes, mas deixando-as com casca. Se desejar, mantenha o cabinho. Coloque-as numa panela de pressão com água, cravo e canela.Jogue o pó da gelatina por cima e dê uma ligeira mexida para que se misture ao líquido antes de fechar a tampa e levar a panela ao fogo. Quando começar a ferver e você ouvir o zumbido da pressão, espere cinco minutos e desligue o fogo.Deixe a panela esfriar completamente para abri-la (tempo para as maçãs ficarem curtidas na gelatina). Se preferir, prepare a receita à noite e transfira a compota de recipiente no dia seguinte, guardando-a na geladeira.


DILMA MATOS NOGUEIRA
      NUTRICIONISTA                                            FONE:9251-5750/3326-9003
        CRN3:30261                                                   PERSONAL DIET

Nenhum comentário:

Postar um comentário