terça-feira, 16 de agosto de 2011

NUTRICAO E ATIVIDADE FISICA




    A nutrição é de extrema importância não só para a melhora da estética, mas também é fundamental para a manutenção de um ótimo funcionamento orgânico. Para que esses fenômenos ocorram, a proporção entre os nutrientes deve ser equilibrada e adequada ao gasto energético diário do indivíduo.
Proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e água devem ser ingeridos da maneira mais equilibrada possível.

Os três grandes nutrientes envolvidos neste processo são:

1. Carboidratos:

São as principais fontes de energia. São responsáveis pelo fornecimento de energia para a contração muscular, pelo suprimento de energia para o sistema nervoso central e pelo melhor aproveitamento durante a “queima” das gorduras estocadas no corpo. Exemplos: massas, pães, cereais, frutas, biscoitos, arroz, batata, etc.

2. Proteínas:

São fundamentalmente importantes na reparação e construção dos tecidos corporais, na formação de hormônios e, secundariamente, pode servir como fonte energética. Exemplos: carnes, ovos, leite, queijos, iogurte, etc.

3. Gorduras:

São as principais fontes de energia quando o indivíduo encontra-se em repouso. São importantes para a absorção das vitaminas, formação de hormônios, dentre outras. Exemplos: margarina, óleo de soja, azeite de oliva, etc.

ANTES DO TREINO:
Para aumento da massa muscular, uma das recomendações seria a ingestão de alimentos pobres em gorduras e ricos em carboidratos em torno de uma hora antes do treino (pães, biscoitos integrais, frutas, etc). Para garantir uma boa hidratação, recomenda-se ingerir de 300 a 600ml de água antes do exercício. A retirada de carboidratos antes do treino pode resultar em uma redução do glicogênio muscular (energia vinda dos carboidratos), que pode comprometer a continuidade da atividade e dificultar a queima de gordura. Além do mais, essa situação pode fazer com que o corpo venha utilizar a proteína muscular como combustível levando a perda de massa muscular e ainda a uma hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), provocando tonturas e desmaios.

DURANTE O TREINO:

A principal função da alimentação durante o treino é preservar o glicogênio muscular, entretanto, o consumo de algum alimento (ou bebida) está indicado para atividades que durem mais de 60 minutos e que sejam intensas. Barra de cereais e bebidas isotônicas (Gatorade, suplementos à base de maltodextrina) são opções práticas que podem ser consumidas durante a prática.

APÓS O TREINO:

A finalidade desta refeição é a formação de novo glicogênio muscular, preservação da massa magra (muscular) e agilizar a recuperação para o próximo treino. Quanto mais rápido o indivíduo se recupera, mais intensamente ele poderá treinar no outro dia e menos suscetível a doenças ele estará. Até uma hora após o treino deve-se consumir carboidratos (na forma de pães, frutas, cereais, biscoitos, arroz, massas...) e proteínas (leite, ovos, carnes, queijos, iogurte...), que abastecem as reservas de glicogênio, reforçam a massa muscular e melhoram a quebra de gordura. Evitar a ingestão de frutas sozinhas, pois as mesmas são insuficientes para a formação e reposição de massa magra. Uma ótima sugestão seria um sanduíche natural acompanhado de uma fruta.



DILMA MATOS NOGUEIRA               F: 4141-1699 / C:9251-5750
      NUTRCIONISTA                             END: RUA RIO GRANDE DO SUL N.1245
         CRN 3:30261                                 ( PERTO WALMART)

Nenhum comentário:

Postar um comentário