O café da manhã é importante tanto para adultos como para crianças e adolescentes. Crianças e adolescentes que fazem o café da manhã tem melhor concentração, atenção, memória e desempenho escolar.
Após uma longa noite de sono, deixar de fazer essa refeição pode causar hipoglicemia, náuseas, tremores e falta de atenção. Essas alterações ocorrem porque o corpo precisa poupar energia em função do jejum prolongado, reduzindo a prontidão do organismo para as tarefas do início do dia. Isso prejudica a perda de peso, já que o corpo deixa de queimar energia e, portanto, deixa de eliminar gordura.
Para que esta refeição seja completa você deve ter os seguintes alimentos: leite ou derivados magros (leite semi-desnatado ou desnatado, queijos brancos, iogurte) que são fontes de proteínas e cálcio; pão, de preferência integral, ou cereais (aveia, granola) que são fontes de carboidratos e fibras; frutas, fontes de vitaminas, minerais e fibras. Sendo importante saber que para crianças menores de 2 anos não se recomenda a restrição de gorduras, ou seja, o leite deve ser integral.
Vale lembrar que alimentos muito pesados ou gordurosos não devem fazer parte desta refeição, como Bacon, panquecas e omelete. Alimentos pesados também podem causar indisposição e prejudicar o desempenho das atividades diárias, além do alto consumo de gorduras e açúcares elevarem os níveis de colesterol, triglicerídeos e aumentarem a chance do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Caso você não esteja fazendo essa refeição inicie aos poucos, tente ao menos comer uma fruta ou tomar um copo de leite, mas não saia de casa sem se alimentar. Aos poucos você sentirá necessidade de comer ao levantar e conseguirá fazer um café da manhã completo e saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário