quinta-feira, 14 de abril de 2011

ALIMENTOS MELHORAM O HUMOR

    Alguns destes alimentos ajudam a melhorar o humor e até a combater a depressão porque estimulam a produção e a liberação de neurotransmissores, substâncias que transmitem impulsos nervosos ao cérebro e são responsáveis pelas sensações de bem-estar . A produção e a liberação desses neurotransmissores podem ser comprometidas por alguns fatores como distúrbios fisiológicos e deficiências nutricionais.
Os três principais neurotransmissores relacionados com o humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. A serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, proporciona ação sedativa e calmante.Já a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição
A produção de serotonina é dependente da ingestão de alimentos fontes de triptofano – aminoácido precursor da serotonina – e de carboidratos. Já a dopamina e a noradrenalina são produzidas com o auxílio da tirosina, outro aminoácido importante na nossa alimentação. Vitaminas do complexo B e alguns minerais também estão envolvidos na modulação do humor.
Nossos níveis cerebrais dependem da ingestão de alimentos ricos em triptofano e de carboidratos. O triptofano, uma vez no cérebro, aumenta a produção do neurotransmissor.
Um deles é a vitamina B6, encontrada em boas doses nos cereais integrais, na semente de gergelim, na banana e no atum. Ela é integrante de uma enzima importante, que participa da produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina e, conseqüentemente, ajuda a melhorar o humor.
Bom humor também precisa de uma ingestão adequada de selênio. Não podemos deixar faltar castanhas, nozes, amêndoas, trigo integral e peixes. Para se ter uma idéia, uma castanha-do-pará fornece 100 microgramas de selênio. A recomendação diária é de 55 por dia.
O folato ou ácido fólico também é uma potente vitamina antidepressiva. Encontrado no espinafre, no feijão branco, na laranja, no aspargo, na maçã e na soja. Sua deficiência no organismo tem sido associada à depressão em diversos estudos científicos.
De uma maneira geral, podemos dizer que para manter o alto astral é importante seguir uma dieta equilibrada, rica em carboidratos, proteínas, alimentos fonte de triptofano e tirosina, vitaminas e minerais. Não podem faltar cereias integrais, leguminosas (grão de bico, ervilhas e feijões), oleaginosas, carnes magras, peixes, ovos, leite, queijos magros, tofu, frutas e legumes. A ingestão adequada destes nutrientes nos garante níveis adequados de neurotransmissores no organismo, proporcionando o controle do humor.
Não existem alimentos ou nutrientes milagrosos, que alteram o nosso humor, sozinhos. Existe, sim, um conjunto de nutrientes e a opção de seguirmos um plano nutricional apropriado para favorecer o bom humor. Vale ressaltar também que muitas situações fisiológicas podem complicar a liberação e a produção dos neurotransmissores, mesmo quando o indivíduo segue uma alimentação adequada.

Banana
Banana diminui a ansiedade. Ela eleva os níveis de serotonina. Quando os níveis dessa substância baixa, ficamos irritados e ansiosos.

Mel
 Mel, ele também eleva os níveis de serotonina. Quando o mel chega ao intestino, ele ajuda a regenerar a fibras do local e cerca de 90% do neurotransmissor do bom humor é produzido no intestino.

Abacate
Abacate promete ser um aliado pra uma noite revigorante. As vitaminas  B3 equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem.

Salmão
Quem vive de mal humor deve estar com carência de Ômega 3 no organismo, ele melhora o ânimo porque aumenta os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina – substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Você pode substituir também por atum e sardinha.

Lentilha
 Sentimentos de medo e angústia podem ser causados pela falta de cálcio e magnésio. Comendo mais lentilha .

Chá Verde
O chá verde neutraliza as substâncias oxidantes do organismo que causam o stress e o cansaço. Além disso, beber chá verde melhora a digestão.

Nozes
Comer nozes melhora a concentração. Elas têm vitamina B1, que imita a acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções cerebrais relacionadas à memória.

Brócolis
 Brócolis é rico em ácido fólico, acelera o processamento de informação nas células do cérebro.

Óleo de Linhaça 
O óleo extraído da semente de linhaça é uma fonte vegetal riquíssima em gordura ômega 3, 6 e 9.  Entre seus benefícios, regula os hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável, diminuindo a ansiedade e a compulsão a comida fica bem menor.

Tofu
O queijo de soja tem o dobro de proteínas do feijão e uma dose boa de cálcio. Também é rico em magnésio e ferro.Quando esses minerais estão em baixa no organismo, você se sente fraca e sem ânimo.






 DILMA MATOS NGUEIRA                          FONE:9251-5750/ 3326-9003
      NUTRICIONISTA                                         PERSONAL DIET
           CRN3:30261
                                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário