Você pode diminuir suas chances de ter uma doença cardíaca ao escolher os alimentos com cuidado.
ALIMETOS:
· menos gordura
· menos sódio
· menos calorias
ALIMENTOS:· mais fibras alimentares
Coma menos gordura
Algumas gorduras têm mais chances de causar doenças cardíacas. Essas gorduras são geralmente encontradas em alimentos de origem animal, como carne, leite, queijo e manteiga. Elas também são encontradas alimentos com óleos de coco e de palma
.
Coma menos sódio. Comer menos sódio ajuda a diminuir a pressão alta em algumas pessoas. Isso pode diminuir o risco de doença cardíaca.
Sódio é algo que precisamos em nossa dieta, porém a maioria de nós ingerimos muitas quantidades de sódio . Muito do sódio que comemos vem do sal, que adicionamos à nossa comida na mesa ou que as empresas alimentícias colocam em seus produtos. Então, evite adicionar sal à comida na mesa.
Coma menos calorias. Quando comemos mais calorias do que precisamos, engordamos. Estar acima do peso pode causar doença cardíaca. Quando comemos menos calorias do que precisamos, emagrecemos.
Coma mais fibras. Comer fibras de frutas, vegetais e grãos pode ajudar a diminuir as chances de doença cardíaca.
Dicas de alimentação para um coração saudável
· Coma uma dieta com pouca gordura saturada, especialmente gordura animal e óleos de coco e palma.
· Adicione à sua dieta alimentos que são ricos em gordura monoinsaturada, como óleo de oliva, óleo da canola e frutos do mar.
· Coma alimentos que contém gorduras poliinsaturadas encontradas em vegetais e frutos do mar. Óleos de girassol e de milho são ricos em gordura poliinsaturada.
· Escolha uma dieta moderada em sal e sódio.
· Mantenha ou melhore o seu peso.
· Coma bastante grãos, frutas e vegetais.
· Consuma leite desnatado, iogurte e queijos branco.
DICA
· Leia os rótulos dos alimentos.
O rótulo do alimento pode ajudá-lo a comer mais fibras e menos calorias, gorduras e sódio.
A ocorrência de doenças coronarianas tem levado muitos pesquisadores a realizar estudos comparativos com populações menos atingidas por esses problemas. Os resultados encontrados têm demonstrado existir uma relação entre a prevalência crescente dessas doenças com o consumo de dietas com menor conteúdo de fibras.As dietas ricas em gordura saturada e colesterol são consideradas de efeito aterogênico, por elevarem os níveis plasmáticos de colesterol e triglicérides, portanto, fator de risco na etiologia da doença isquêmica cardiovascular.
REFERENCIA
NUTRICIONISTA
CRN3:30261 FONE: 9251-5750/3326-9003
DILMA MATOS NOGUEIRA PERSONAL DIET
Nenhum comentário:
Postar um comentário