sexta-feira, 6 de maio de 2011

FUMO NA GRAVIDEZ









Apesar de conhecerem os riscos, muitas mães fumantes não abandonam
o cigarro durante a gestação




Saiba agora quais os reais riscos e conseqüências para a criança e para a mãe fumante:
Quando a mãe fuma durante a gravidez, há  aumento de risco de aborto espontâneo e sangramentos.
A gravidez e o parto da mulher fumante complicam com mais freqüência do que o das gestantes que não fumam.
As gestantes fumantes apresentam um maior risco de descolamento precoce da placenta, ruptura prematura da bolsa e parto prematuro.
As mães fumantes geram, em maior proporção, crianças com menor peso ao nascer. Há, também, o risco aumentado de imaturidade pulmonar do feto e de grande risco de que o bebê venha a nascer com defeitos congênitos e de síndrome de morte súbita infantil.
Quando uma grávida fuma, o feto também fuma. Ele absorve através do cordão umbilical, todas as substâncias tóxicas do cigarro.
Uma pesquisa mostrou que os bebês de mães fumantes apresentaram quantidades de cotinina (produto gerado quando há nicotina no corpo) na urina, praticamente iguais as encontradas na de suas mães.
Fumar durante a gravidez causa dano à inteligência da criança. O rendimento intelectual dos filhos de mães fumantes é menor do que o de filhos de mães não fumantes
Quando a mãe fuma durante a amamentação as substâncias tóxicas e a nicotina também passam através do leite e são absorvidas pela criança.
O risco de crianças contraírem uma infecção respiratória (bronquite, pneumonia e asma) aumenta quando elas convivem com fumantes, ou vivem em ambientes poluídos pela fumaça do cigarro.


DICAS PARA DEIXAR DE FUMAR
Decisão e força de vontade são essenciais para quem quer largar o vício. Além disso, existem algumas dicas que podem facilitar o caminho:
  • Fixe uma data específica para parar de fumar e não volte atrás;
  • Deixe de fumar totalmente no dia marcado;
  • Reduzir gradativamente a quantia diária de cigarro;
  • Peça à sua família e aos seus amigos que o ajudem, evitando por exemplo fumar perto de você;
  • Reflita sobre as atividades ou locais que a estimulam a fumar. E se possível evite-os;
O que não pode faltar na Dieta da Gestante

Proteínas – Indispensável para o desenvolvimento das células do bebê e da placenta. Sugere-se as seguintes fontes de proteínas: carnes em geral, ovos, leite e leguminosas, como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha.

Cálcio – Primordial para a formação óssea do feto, normalmente encontrado no gergelim, brócolis, leite, queijos e iogurtes.

Vitamina D – Contribui para a formação das células, ossos e dentes da criança. Contém na gema de ovo, o fígado, leite, manteiga, margarina, vegetais verde-escuros (espinafre) e amarelos (abóbora).

Vitamina C – Colabora na cicatrização e no crescimento ósseo do bebê e ainda na absorção de ferro quando consumida na mesma refeição com alimentos ricos no mineral. Está presente nas frutas cítricas (laranja, mexerica, limão, acerola, kiwi, caju), na batata, no repolho e no tomate.

Ferro – Importante na constituição de células sanguíneas. É encontrado nas carnes vermelhas e vísceras, legumes e verduras verde-escuras e ovo.

Vitamina A – Assistencial na multiplicação celular e no desenvolvimento de ossos e dentes dos bebês e é encontrada na gema de ovo, no fígado, leite, manteiga, margarina, vegetais verde-escuros e laranjas, frutas de cor alaranjada (mamão, manga, tangerina).

Ácido Fólico – É necessário para melhorar a produção de sangue e necessário para o feto e a placenta. Para reter o nutriente, consuma as verduras cruas e ele está presente em vegetais verde-escuros, fígado, gema, produtos integrais e gérmen de trigo. Muitos médicos recomendam a ingestão de ácido fólico em cápsulas 3 meses antes de engravidar para garantir a boa formação fetal.

Ômega 3 – Contribui na formação do cérebro do bebê e é encontrado nos óleos vegetais, semente de linhaça e peixes de água fria (sardinha, arenque, salmão).



        DILMA MATOS NOGUEIRA                 RUA: RUI BARBOSA N.1793 - CENTRO
              NUTRICIONISTA                              F: 4141-1699 C:9251-5750           
               CRN-3:30261
ESPECIALISTA EM NUTRICAO CLINICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário