sexta-feira, 25 de março de 2011

Poderoso resveratrol







Vinho faz bem à saúde e, quanto a isso, ninguém discorda. A bebida, que tem a uva como base, se espalha pelo corpo carregada de antioxidantes, aquelas substâncias que inibem o envelhecimento precoce das células.Esses valiosos aliados limpam o caminho para o sangue fluir tranquilamente pelos vasos. Daí o menor risco de enfarte.


 
Fonte: Revista vida Natural e equilíbrio.
Resveratrol


Quem deseja livrar o coração de possíveis encrencas deve guardar o nome desse tipo de antioxidante. Quando absorvida, a substância ajuda no aumento do colesterol bom (HDL) e na diminuição do ruim (LDL).

"Ou seja, o resveratrol evita o acúmulo de placas de gordura, ação que previne a arteriosclerose", enfatiza a nutricionista Dilma de Matos Nogueira. O problema é que o organismo não consegue armazená-lo, por isso, precisa ser ingerido todo dia.

A American Heart Association pesquisou o consumo diário moderado de vinho (uma taça e meia para homens e apenas uma para mulheres), durante as refeições, na redução de doenças cardiovasculares. Ao final da pesquisa, confirmou-se o benefício do líquido ao coração.

"No entanto, não podemos esquecer que o vinho contém teor alcoólico e que o consumo exagerado pode anular toda a proteção que o resveratrol proporciona ao órgão". Então, nada de ultrapassar o limite diário que é de uma taça de vinho durante as refeições.

É preciso lembrar que a ingestão fica restrita a gestantes e pessoas que tenham histórico de dependência de bebidas alcoólicas. Casos de cefaleia (dor de cabeça), tonturas e problemas gastrointestinais também entram nessa restrição.

Santo vinho, santa uva...

Os compostos bioativos citados aqui também podem ser encontrados nos sucos naturais, além da fruta, claro. O segredo está na fabricação dos produtos. No caso da prevalência do tão falado resveratrol, quanto mais tempo a casca permanecer no processo de preparo, mais da substância ele terá.

"Ainda se houver processo térmico, como nos casos dos sucos pasteurizados, ou extração por prensagem com calor, o método propiciará a retirada da propriedade da casca", relata a nutricionista Carolina Padilha, da Só Soja Alimentos Funcionais.

Uma curiosidade: o vinho tinto concentra maiores doses de resveratrol que os outros tipos da bebida. Isso se deve ao longo processo de fermentação que passa com as cascas e as sementes da fruta. Já o branco é fermentado com a polpa, que não contém muita concentração dos antioxidantes.

Embora os antioxidantes sejam as estrelas da uva, outros componentes, tão importantes quanto, conferem saúde aos órgãos. A fruta é rica em fibras, responsáveis pela manutenção da flora intestinal; potássio, que relaxa a musculatura e previne cãibra; ferro, que combate a anemia; e vitaminas C e do complexo B, que fortalecem o sistema imune.

A quantidade da substância encontrada no vinho varia de acordo com seu tipo. Confira:

Vinho tinto: é extraído o suco, enquanto cascas e sementes são deixadas na fermentação inicial. Esse é o método que contribui para manter maiores quantidades de resveratrol.

Vinho branco: na fabricação da bebida, extrai-se o suco e elimina-se a casca, por isso ele não possui uma quantidade considerável de resveratrol.

Vinho seco: varia conforme o método de extração e fermentação.

Diferenças nutricionais entre os sucos de uva

Suco de uva integral natural: preparado somente da extração da uva, sem conservantes, corantes e açúcar. Possui uma quantidade alta de frutose, o açúcar natural da fruta, por isso, diabéticos devem ter cuidado com seu consumo em grandes quantidades. Em um copo de 200 mililitros estão presentes 134 calorias.

Suco de uva concentrado: é extraído da uva, passa por um processo térmico e no fim, para conservação, são colocados aditivos químicos.

Suco de uva em pó: este tipo é artificial, possui em sua composição corante, aromatizante, conservante e açúcar. Hipertensos e crianças devem ter cuidado com consumo, pois, em excesso, podem desenvolver futuras complicações de aumento da pressão arterial.




DILMA MATOS NOGUEIRA     FONE: 9251-5750
      NUTRICIONISTA
       CRN3:30261

Nenhum comentário:

Postar um comentário